Fale com a gente

Marechal Ligação entre BR-163 e PR-467

Construção do Contorno Oeste é retomada

Publicado

em

Funcionários da construtora responsável pela obra começaram essa semana a limpeza e reconstrução da estrutura que servirá de apoio para para empresa e que abrigará os maquinários (Foto: Sandro Mesquita/OP)

Iniciada em junho de 2018, dois meses depois do previsto, a construção do Contorno Oeste de Marechal Cândido Rondon foi retomada na última terça-feira (29), após dois anos e meio paralisada. A previsão inicial para conclusão era novembro de 2019, no entanto, quando foi suspensa, um ano depois do início, apenas 6,55% do total havia sido feito. Entretanto, a previsão para esse período era ter executado mais de 60% do total da obra, segundo informações do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR).

Projetado para ligar a BR-163 à PR-467, o Contorno Oeste desviará o tráfego de veículos pesados, como caminhões e carretas, da região central da cidade. O trecho contará com seis quilômetros de extensão.

Funcionários da Construtora Petrocon, empresa responsável pela obra, começaram nesta semana a trazer os primeiros maquinários, limpar e reformar o local que serve de base de apoio para os operários e fazer as demarcações da faixa de domínio no entroncamento com a PR-467.

O projeto interrompido em 2019 precisou ser revisto depois que a empresa que executa o trajeto viário encontrou rochas no local projetado para ser feita a trincheira, no entroncamento com a BR-163, e pediu a paralisação da obra.

Outros motivos alegados na época, pela empresa, para pedir a interrupção dos trabalhos foi a demora da conclusão dos processos de desapropriação dos terrenos atingidos; a reversão da não contratação de serviços terceirizados, além de esclarecimentos sobre o viaduto que será edificado sobre a BR-163.

Por conta disso, o projeto precisou ser refeito e um aditivo foi autorizado pelo Governo do Estado para solucionar esse impasse estrutural, fato que gerou ainda mais atraso para a conclusão do Contorno Oeste.

A obra estadual passa a ser retomada a partir de um novo aporte para a conclusão do trecho. O investimento total é de aproximadamente R$ 25 milhões, com intermédio de financiamento junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

O projeto executivo prevê duas interseções em desnível, uma na PRC-467, próximo à unidade de aves da Lar Cooperativa Agroindustrial, e outra na BR-163, próximo ao frigorífico de suínos da Frimesa, além de um trevo de acesso à estrada do Lira.

As obras reiniciadas essa semana têm prazo de 18 meses para execução. O investimento prevê serviços de terraplenagem, drenagem, pavimentação, sinalização, paisagismo, melhoria ambiental e a construção das interseções.

 

Visita in loco

A reportagem do Jornal O Presente percorreu na semana passada toda a extensão do trecho que receberá o Contorno Oeste, desde a BR-163 até a PR-467.

No percurso foi possível perceber que ainda há muito para ser feito e algumas benfeitorias precisarão ser refeitas em virtude de danos causados pela ação do tempo. Em alguns pontos do percurso não pavimentado, a água das chuvas formou erosões no solo na lateral da via.

O que também chama a atenção é o fato da terraplanagem estar inacabada. Ela se estende da BR-163 até cerca de 500 metros antes da subestação da Copel da Vila Gaúcha. O restante de trecho ainda está fechado. Do total onde já foi feito a terraplanagem, somente uma parte já recebeu pavimentação com cascalho e pedra brita. Esses e outros estragos ocasionados em razão da suspensão da obra deverão ser reparados pela empresa executora do projeto.

Em alguns pontos do percurso não pavimentado a água das chuvas formou erosões na lateral da via, que precisarão ser reparados (Foto: Sandro Mesquita/OP)

 

Na interseção com a Estrada do Lira, que segue para o distrito de Novo Horizonte, será construído um trevo de acesso ao Contorno Oeste (Foto: Sandro Mesquita/OP)

 

Na interseção entre o Contorno Oeste com a BR-163, próxima ao frigorífico de suínos da Frimesa, foram encontradas rochas que não haviam sido detectadas nos estudos iniciais: fato gerou a revisão do projeto de execução e a suspensão dos trabalhos em 2019 (Foto: Sandro Mesquita/OP)

 

Funcionários da empresa que executa a obra realizaram nesta semana a demarcação da faixa de domínio na interseção com a PR-467, próximo à unidade de aves da Lar Cooperativa Agroindustrial (Foto: Sandro Mesquita/OP)

Local onde será construída a trincheira e as alças de acesso entre a PR-467 e o Contorno Oeste (Foto: Sandro Mesquita/OP)

 

Somente parte do trecho onde a terraplanagem já foi realizada recebeu cascalho e pedra brita (Foto: Sandro Mesquita/OP)

 

O Presente

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente