Turmas de alunos da Escola Municipal Criança Feliz, dos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) 24 de Maio e Pequeno Líder, além de crianças que frequentam o Centro de Atendimento à Família (CAF) prestigiam a contação de histórias “Plimplinações de Yby”.
O evento, que integra o Circuito das Artes, ocorre nesta tarde de sexta-feira (10) no pavilhão alemão, no parque de exposições de Marechal Cândido Rondon.
A peça é uma adaptação feita por Nara Mattana, de contos populares africanos.
“Plimplinações de Yby” conta as crendices de um povo de um lugar, eternizadas em suas lendas: A comida salgou demais e o pano da cozinha apareceu amarrado, cuidado, pode ser um Saci pregando uma peça; a criança não quer dormir, pode ser o bicho papão espreitando para devorá-la; entre outros.
São lendas que são recontadas e que identificam um povo, suas tradições, suas histórias, seu passado e seu presente, sua cultura, envoltas no folclore e nas crendices populares. O que é genuíno de um povo deve ser preservado e repassado. As lendas são a preservação da memória de um povo, sua cultura.
A criação é de Plim Produções. O evento é uma realização da prefeitura rondonense, em parceria com o projeto Correnteza Cultural, com a Rede Regional de Cultura e o Conselho dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu.






Com assessoria