Fale com a gente

Marechal "Todo trabalho é essencial"

Contra o lockdown e pelo direito de trabalhar, passeata mobiliza trabalhadores em Marechal Rondon nesta manhã; confira

Publicado

em

(Foto: O Presente)

Ao coro de “queremos trabalhar”, rondonenses foram às ruas pedindo tratamento igualitário em suas atividades de trabalho. Na manhã deste sábado (20), empresários e colaboradores de Marechal Cândido Rondon tomaram as ruas do centro do município em passeata, caminhando até a Prefeitura Municipal em forma de protesto.

Em frente à Prefeitura Municipal, os manifestantes pediram a não execução do lockdown, porque, segundo eles, não há comprovações de sua funcionalidade. “Lojas são as que menos aglomeram. Posso ter 20 pessoas dentro da minha loja, mas o dia todo não chega dez”, exaltou uma das presentes, que foi aplaudida pelos demais. Além dela, outros comerciantes discursaram ao público sobre as situações vivenciadas em seus estabelecimentos.

A manifestação defende a necessidade de as atividades consideradas não essenciais poderem abrir nos finais de semana, visto que, em decreto publicado pela administração rondonense na quinta-feira (18), as atividades não essenciais não podem abrir aos sábados até 1° de abril. Em pedidos ao prefeito e à Câmara de Vereadores rondonense, os manifestantes pedem para que sejam dignamente representados.

 

AÇÕES DEVEM CONTINUAR

Nas palavras de uma das pessoas a frente dos discursos, “a ação reuniu centenas de protestantes”.

Em declaração ao O Presente, uma das pessoas que discursou aos manifestantes afirmou que caso a municipalidade não acate ao solicitado as ações devem continuar.

Manifestantes se deslocaram da Rotatória da Bandeira, passando pela Rua Sete de Setembro até a Prefeitura Municipal, na Rua Espírito Santo (Vídeo: O Presente)

 

IGUALDADE DO ESSENCIAL

De acordo com os organizadores da passeata, a manifestação tem o “intuito único e exclusivo da permanência do atendimento do comércio municipal e igualdade do essencial para todos poderem trabalhar”.

Em um dos discursos, houve menções às multas que alguns comerciantes receberam enquanto trabalhavam “Aqui não há bandidos, somos trabalhadores e queremos trabalhar”, alegam.

 

DECRETO

O decreto (nº 097/2021) que determinou que somente as atividades consideradas como essenciais podem funcionar em fim de semana foi publicado pela prefeitura na quinta-feira visando o enfrentamento à Covid-19, complementando os decretos estaduais nº 6.983, 7.020 e 7.122. Já as atividades tidas como não essenciais não poderão funcionar nos fins de semana. O decreto tem validade até 1° de abril.

A outra novidade do decreto, em relação aos anteriores, é que o Setor de Vigilância Sanitária da municipalidade elaborou escala de plantão, das 08 às 23 horas, para atendimento a denúncias de descumprimento das medidas restritivas vigentes.

Clique aqui e confira o documento na íntegra.

 

O Presente

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente