O Presente
Marechal

Cooperativas de Marechal Rondon registram aumento na procura por crédito e orientações financeiras

calendar_month 29 de abril de 2020
8 min de leitura

O setor financeiro é um dos mais atingidos pela pandemia do novo coronavírus. Direta ou indiretamente, tanto a população quanto as empresas se depararam com um momento em que as vendas e os serviços diminuíram, e com isso o financeiro foi afetado em todos os lados.

Muitos, para honrarem com suas contas, procuraram alternativas para não se endividarem, e encontraram soluções nas instituições financeiras. As cooperativas de crédito de Marechal Cândido Rondon, pensando no bem-estar financeiro dos seus clientes, buscam alternativas para auxiliar a população nesse momento delicado.

 

SICREDI ALIANÇA PR/SP

Segundo o diretor executivo da Sicredi Aliança PR/SP, Fernando Fenner, as cooperativas de crédito, por terem na sua essência a formação por pessoas, se tornam ainda mais relevantes no mercado do que outras instituições financeiras em um momento como este de pandemia. “Nós não fechamos as portas nem um dia desde que se determinou o isolamento. Nos adequamos para continuar atendendo as necessidades dos associados. Com isso, conseguimos estar próximos, fazer negócios com os associados, inclusive negócios que não são urgentes para esse momento, mas que nós, por estarmos abertos, gerando uma proximidade, claro, tomando todos os cuidados necessários, concretizamos”, comenta.

Fenner diz que há cerca de 30 dias a Sicredi Aliança mudou completamente a forma de atender dentro da cooperativa. “Antes tínhamos o aperto de mão, o abraço, a acolhida mais próxima do associado. Tudo isso é uma questão de adaptação, e nós percebemos que às vezes até em uma conversa com o associado nós acabamos dando dicas para eles adaptarem os modelos de negócio ao que estamos vivendo”, relata.

 

LINHAS DE CRÉDITO

De acordo com o diretor executivo, a Sicredi Aliança está trabalhando com uma linha de crédito emergencial, com crédito exclusivo para esse momento de crise. “Levamos em consideração o cenário que estamos vivendo, o segmento que a pessoa física ou jurídica está inserida no mercado”, pontua, acrescentando: “Nós temos uma linha interna na cooperativa atendendo o associado caso a caso. Nós preferimos que essa linha fosse interna, não saímos divulgando para não incentivar a vontade do associado se endividar nesse momento, pois tudo isso é novo, pode ser que esse período se encurte ou se alongue. Nessa linha de crédito, internamente nós estamos tratando cada associado que nos procura e relata sua necessidade. Oferecemos esse crédito ou outras formas que nós temos também de ajudar os sócios nesse momento”.

Outra opção oferecida pela Sicredi Aliança, aponta Fenner, é a prorrogação das parcelas de empréstimos tomados anteriormente. “Essa opção foi liberada pelo Banco Central e está sendo bastante procurada pelos associados”, expõe.

Ele reforça que a situação financeira do associado está sendo analisada de forma individualizada para que a melhor solução seja empregada. “Um dos valores do cooperativismo é respeitar a individualidade do associado, então estamos fazendo isso, olhando cada associado de forma individualizada”, enaltece.

 

Diretor executivo da Sicredi Aliança PR/SP, Fernando Fenner: “Temos uma linha de crédito emergencial e estamos tratando cada associado que nos procura e relata sua necessidade. Oferecemos esse crédito ou outras formas que nós temos também de ajudar os sócios nesse momento” (Foto: Sandro Mesquita/OP)

 

“SOCORRO” FINANCEIRO

Muitas pessoas, sejam elas físicas ou jurídicas, estão procurando a cooperativa, aponta o diretor executivo. “Tivemos uma grande demanda de pessoas nas agências. Eu não diria que elas estão indo buscar socorro financeiro, mas estão indo buscar orientação financeira. Isso teve um grande aumento e por hora, muitas vezes, com essa orientação financeira ocorre a liberação de um socorro financeiro, que é uma linha de crédito ou até mesmo a prorrogação de uma parcela”, relata.

Fenner afirma que quando as pessoas buscam ajuda financeira, muitas vezes elas só precisam de um ajuste financeiro. “Necessitam de um cálculo financeiro e saem da agência sem adquirir mais crédito, sem prorrogar parcela. Simplesmente entendendo que nesse momento, por mais que a renda delas diminuiu, ainda é mais válido apertar um pouco mais em outro gasto, mas continuar sem movimentar uma nova aquisição de crédito ou prorrogar essa dívida, porque tudo isso gera um custo financeiro para o associado, e a cooperativa nesse momento não está olhando para o lucro, está olhando para o todo”, destaca.

Dentre os associados que estão buscando orientação financeira nesse momento, o diretor da Sicredi Aliança cita que a maioria é de pequenos e médios empresários. “Uma empresa pequena muitas vezes não tem capacidade tão grande de formar uma grande poupança, de ter uma grande reserva financeira, e trabalha com o caixa para um mês, dois meses. Eu vejo que nosso empresário local tem uma visão muito voltada para as pessoas, e eu acredito que muitas preocupações estão voltadas em pagar a folha salarial dos funcionários”, enaltece.

 

SICOOB MARECHAL

Na cooperativa de crédito Sicoob Marechal a procura de associados por auxílio financeiro também é grande. “Nesse momento as pessoas irão perceber que as cooperativas, por serem do território, estão aqui para ajudar as pessoas físicas e jurídicas. As cooperativas surgiram em momentos de dificuldades, então esse é o momento em que elas trazem vários benefícios para auxiliarem seus cooperados e a comunidade em geral”, enfatiza o presidente do Conselho de Administração, Luciano Cremonese. “Como nós ocupamos esse território e somos daqui, nossa preocupação é que os danos sejam os menores possíveis para as pessoas no que tange aos recursos financeiros”, amplia.

 

CRÉDITO EMERGENCIAL

Cremonese comenta que quando surgiram as primeiras situações de enfrentamento à Covid-19, com decretos para fechamento do comércio, a cooperativa liberou uma linha de crédito especial para a crise. “Essa é uma linha de crédito que nós estamos dando carência para o primeiro pagamento em 120 dias, com uma taxa atrativa nunca antes comercializada, com até 24 meses para pagar”, frisa. “É uma linha emergencial para as pessoas que estão com dificuldades, até porque nossa economia estava em expansão, porém frágil. Então, em um momento que há queda na arrecadação, oferecemos opções para as pessoas se recomporem sem precisar demitir funcionários e deixarem de honrar seus pagamentos”, enfatiza.

Além da linha emergencial, o Sicoob Marechal também adotou a prática de postergar as parcelas de quem já tem um financiamento adquirido. “São medidas que estamos tomando seguindo uma linha de conduta que o governo está indicando, e nós estamos fazendo o que pudermos para também amenizar os problemas”, pontua Cremonese.

Segundo ele, a cooperativa registrou uma média histórica de novas operações mensais, sendo que em abril a procura por crédito dobrou e a liberação de crédito obteve um valor em média 150% a mais que a média histórica para o mês. “Nós estamos vendo que a procura é grande, e após passar pelas análises de crédito, a pessoa poderá ter esse dinheiro rapidamente. Essa é uma linha rápida para atender esses cooperados que precisam, e como o nome diz, é uma linha emergencial”, reforça.

 

Presidente do Conselho de Administração do Sicoob Marechal, Luciano Cremonese: “A cooperativa liberou uma linha de crédito especial para a crise. Estamos dando carência para o primeiro pagamento em 120 dias, com uma taxa atrativa nunca antes comercializada, com até 24 meses para pagar” (Foto: O Presente)

 

PÚBLICO

O crédito emergencial de até R$ 50 mil, conforme o presidente do Conselho de Administração do Sicoob Marechal, está sendo procurado 70% por pessoas jurídicas. “Hoje a procura pelas pessoas jurídicas é maior, porque os empresários querem honrar com suas folhas de pagamento. Fazendo isso, evitam que as pessoas físicas precisem buscar crédito nesse momento. Acho que se houver um número significativo de demissões, aí sim nossa procura pelas pessoas físicas irá aumentar”, prevê.

Ele entende que as pessoas físicas estão optando em uma quantidade maior pela postergação das parcelas dos financiamentos, aos invés da tomada de crédito. “As pessoas irão aproveitar esses três meses sem ter as parcelas do seu financiamento para tentar se equilibrar. Nós percebemos que as famílias estão tendo que se reestruturar, fazer um planejamento familiar”, observa.

Cremonose informa que os depósitos a prazo tiveram aumento na cooperativa. “As pessoas estão sem investir. Isso é um reflexo da economia, pois estão com medo de comprar coisas mais caras”, analisa.

 

PLANEJAMENTO FUTURO

Como as ações voltadas ao enfrentamento do novo coronavírus mudam rapidamente, o presidente do Conselho de Administração conta que os planejamentos que eram feitos de forma anual se tornaram praticamente diários. “Conforme forem as demandas nós estamos alinhando novos produtos, de acordo com as necessidades da população”, expõe. “Se houver a necessidade de novos produtos, por exemplo, como a nossa região movimenta o agronegócio, onde há a necessidade de uma linha especial direcionada para não parar a produção, nós estamos atentos às mudanças que acontecerão na nossa cidade. A partir do momento em que a economia retrair mais, com certeza nós teremos que adequar nossas linhas de crédito. Hoje nosso teto é R$ 50 mil, por ser uma emergência. Pode ser que em pouco tempo nós precisemos aumentar esse teto, então estamos atentos a qualquer mudança que houver no mercado. Temos a obrigação de sermos rápidos para atender a comunidade. Essa é a função do cooperativismo”, finaliza Cremonese.

 

Nas últimas semanas, depósitos a prazo tiveram aumento no Sicoob Marechal (Foto: Divulgação)

 

O Presente

 

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

 
Compartilhe esta notícia:

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.
Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.