O Colégio Estadual Paulo Freire, de Marechal Cândido Rondon, recebeu esta quinta-feira (11) visita técnica de profissionais do setor de Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Secretaria Estadual da Educação e do Esporte (SEED).
Na ocasião, o coordenador geral da EJA no Paraná, Anderson Canizella, e a técnica pedagógica Vanessa Gabardo conheceram a estrutura da instituição e trataram sobre o início das matrículas e das novidades para o ano letivo 2022.
De acordo com o coordenador, a principal tarefa é fazer com que os alunos retornem para as aulas presenciais. “O objetivo inicial é resgatar os alunos para dentro das escolas. Temos orientado as escolas para que cada uma delas trabalhe dentro da sua comunidade, fazendo parcerias com o município e a mídia regional. Devemos mostrar que o processo educativo está retornando à normalidade com as aulas presenciais”, declarou ao O Presente.
Uma das novidades é que, além do Ensino Fundamental, a EJA também vai aplicar o Novo Ensino Médio. “Com isso, o grande fator é que o aluno vai conseguir o Ensino Médio em três semestres. É uma ponte para que ele possa planejar seu futuro de uma forma melhor e com mais tempo”, enaltece.
Segundo o coordenador, está sendo discutido com a SEED um projeto de EJA com ensino a distância (EAD). “É uma maneira de atender os alunos que não conseguem frequentar as aulas todos os dias e garantir um futuro melhor a todos”, avalia.
No entanto, a modalidade EAD ainda não tem data definida para começar.
Alinhamento
O coordenador de EJA do Núcleo Regional de Toledo (NRE), Isaías Corcino, também esteve presente na reunião e ressaltou a importância do alinhamento entre as instituições. “O trabalho que os diretores têm realizado é árduo, mas gratificante. Tudo é feito para que as ações aconteçam da melhor forma, com a conscientização para que os alunos voltem a estudar, buscando sempre ter o olhar de acolhimento e afago”, enfatizou.
Matrículas abertas
Ao todo, o Colégio Paulo Freire conta com 534 alunos no ensino de jovens e adultos, atendendo pessoas, além de Marechal, dos municípios de Mercedes, Nova Santa Rosa e Entre Rios do Oeste.
Conforme a diretora, Ana Regina Schueigerti, para o próximo ano já foram feitas 50 inscrições.
Ela comenta que as matrículas estão abertas e os interessados podem entrar em contato com o colégio para buscar orientações. O Paulo Freire fica na Rua Sete de Setembro, 2441, ao lado do Isepe Rondon. O telefone é (45) 3254-4073.
“Os interessados podem se dirigir ao colégio que vamos esclarecer todas as dúvidas”, reforça, acrescentando: “Temos buscado atender o maior número de necessidades e especificidades dos alunos”.
Ela diz que até mesmo a merenda é um tema pensado em prol do aluno-trabalhador. “Muitos não têm condições e foram atendidos com a distribuição dos kits básicos de alimentação. O EJA também olha para essa diversidade”, pontua.

Diretora do colégio, Ana Regina Schueigerti, recebeu os profissionais da EJA do Estado, nesta quinta-feira (11) (Foto: Daniel Felício/OP)

Profissionais que vieram de Curitiba conheceram a estrutura do Colégio Paulo Freire (Foto: Daniel Felício/OP)
O Presente