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Marechal Comércio rondonense

Copa do Mundo impulsiona vendas

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(Fotos: Mirely Weirich/OP)

Faltando dez dias para o início da maior competição internacional de futebol, as lojas especializadas em produtos esportivos, acessórios verde e amarelo e de televisores têm comemorado os bons resultados nas vendas.

Apesar de ser unanimidade entre lojistas e vendedores de Marechal Cândido Rondon de que é o desempenho da Seleção Brasileira em campo o termômetro de vendas durante a Copa do Mundo, alguns itens como bolas oficiais do mundial já estão esgotadas em alguns estabelecimentos.

Outros, por sua vez, viram no mundial de futebol a oportunidade de facilitar a compra de televisores por meio de promoções e o resultado foi positivo: há mais gente querendo ver a Copa em telas maiores e condições de imagens melhores. “Comparando com o último mundial, a procura por televisores está um pouco menor, porém é preciso levar em consideração que a Copa passada foi no Brasil e as pessoas estavam mais engajadas, a questão da mídia acerca do mundial era maior, então tudo isso influencia nas vendas”, pontua o gerente da Loja Cercar, José Goetz.

Apesar da pequena diferença em relação ao último mundial, ele diz que ainda assim as vendas estão aquecidas, especialmente pelas facilidades oferecidas para quem quer adquirir uma nova televisão. “O prazo maior faz com que as vendas sejam maiores. Ainda temos um estoque bom porque nos preparamos bem, mas acredito que nesses dez dias até o início do mundial, que é até quando vai a promoção da loja, devemos vender tudo. As vendas não estão tímidas”, estima Goetz.

A Copa do Mundo impulsiona venda de televisores especialmente por conta das promoções. Na Magazine Luiza, por exemplo, o gerente Adenilson Cardoso de Amedino estima que as vendas estão 60% maiores do que na última Copa. “Apesar de todas as questões políticas e econômicas vividas recentemente, que fazem o cliente repensar o gasto, os ofertas diárias e a troca da TV usada por uma nova aqueceu muito este setor na loja”, menciona.

Na prática, o cliente leva uma televisão, independente de qual o modelo ou marca, contanto que ela funcione, e o aparelho proporciona descontos para a nova televisão. “São descontos de R$ 100 a R$ 1 mil, além das condições da loja. Essas são facilidades que também não haviam no último mundial e que aumentaram as vendas, que já estão excelentes”, comenta.

 

Sem bolas no estoque

Apesar de as camisetas oficiais serem o item mais procurado pelos torcedores, o vendedor da Esportiva Paraná, Márcio Rubenich, revela que o primeiro produto a zerar no estoque neste ano foram as bolas oficiais do mundial. “A camiseta oficial é sempre o item número um, mas esse ano houve uma procura significativa de bolas oficiais e já esgotaram”, declara, explicando que em comparação ao último mundial, as vendas estão cerca de 20% menores. “Acredito que especialmente pelo resultado da Seleção Brasileira na última Copa, que realmente desmotiva o torcedor, e depois pelas questões econômicas do país. Entretanto, sabemos que o desempenho do Brasil nos jogos é um termômetro de vendas: se ele ganha, os torcedores se animam e compram mais porque retomam a confiança na Seleção”, enaltece.

 

Acessórios para torcer

Bandeiras, bandeirolas, chapéus, buzinas, cornetas, perucas, entre tantos outros acessórios em verde e amarelo fazem parte da caracterização dos torcedores para celebrar os gols e vitórias da Seleção Brasileira. Neste setor, a gerente da empresa Mundial R$ 1,99, Sirlei Bergofer, avalia que as vendas ainda estão tímidas, contudo, os torcedores sempre deixam para comprar esses itens “na última hora”. “Tivemos uma venda significativa nos últimos dias de bandeiras, entretanto, praticamente todas as pessoas que compravam diziam que estavam adquirindo por conta da greve e não para se prepararem para a Copa”, revela.

Com a vitrine expondo os itens verde e amarelo desde a segunda quinzena de maio, Sirlei explica que, pela experiência dos mundiais anteriores, já sabe que a maioria das pessoas compram o “kit torcedor” um dia antes ou apenas no dia de jogos. “E as vendas sempre são muito expressivas, ainda mais se o desempenho da Seleção em campo é bom”, conta.

Camiseta oficial é sempre o item número um de procura por parte dos consumidores, mas esse ano houve a venda de bolas oficiais surpreendera, e já esgotaram

 

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