Fale com a gente

Marechal

Copagril difunde conhecimento e premia produtores de leite em seminário

Publicado

em

O Presente

Evento técnico com palestras e entrega de premiação aos melhores produtores de leite da Copagril aconteceu na tarde de hoje (28), no pavilhão da comunidade católica, em Marechal Cândido Rondon.

O Seminário Anual de Produtores de Leite da Copagril reuniu centenas de produtores da área de ação da cooperativa, que tiveram oportunidade de expandir seus conhecimentos sobre manejo, com intuito de poder ampliar a qualidade do leite produzido.

Por ocasião da abertura, o diretor-presidente da Copagril, Ricardo Sílvio Chapla, salientou sobre a possibilidade que todos os produtores têm de receber até R$ 0,12 a mais por litro de leite, em função da qualidade do produto que entregam. “Essa possibilidade é oferecida a todos, independente do tamanho da propriedade e do volume de produção. O que importa é a qualidade, que deve atingir os índices estabelecidos pela Copagril/Frimesa. Então todos podem receber mais pelo leite”, ressaltou Chapla.

 

Conteúdos

A primeira palestra do dia enfocou: “Leite com qualidade aumenta o preço”, assunto abordado pelo médico veterinário João Arlindo Gouveia Gonçalves, da Cargill Alimentos.

Logo em seguida, o fiscal da Agência de Defesa Agropecuária (Adapar) de Marechal Cândido Rondon, Loreno Egídio Taffarel, fez um lembrete ao público sobre a campanha de vacinação de bovinos contra febre aftosa, que vai começar na próxima semana, em todo o Paraná, e que abrangerá animais de até 24 anos de idade.

A segunda palestra foi sobre como as micotoxinas interferem na reprodução animal e na produção e qualidade do leite, tema explicado pelo professor Paulo Dilkin, da Universidade Federal de Santa Maria (RS).

 

Premiados

Durante o seminário, foram premiados os três produtores que se destacaram com a maior quantidade de leite produzida nos últimos 12 meses, assim como os três produtores que tiveram os melhores índices de qualidade do leite em Contagem de Células Somáticas (CCS), Contagem Bacteriana Total (CBT) e extrato seco total, no período.

Uma novidade foi a realização da entrega de premiação do Concurso de Silagem da Copagril, sendo premiados os três produtores que produziram silagem de melhor qualidade para alimentação dos seus bovinos.

O ganhador da TV de 40 polegadas no sorteio foi Neuri Richzik, produtor de Iguiporã, Marechal Cândido Rondon.

 

 

PRODUTORES PREMIADOS PELA COPAGRIL

Maior quantidade de leite produzida:

1º Lugar: Edson José Feliz, de Terra Porã, Sete Quedas (MS) – Total ano: 729.174 litros; Mês 70.765 litros; dia 1.998 litros.

2º Lugar: Nilo Del Colle, Fazenda Dona Ana, Naviraí (MS) – Total ano: 585.432 litros, Mês 48.786 litros; Dia 1.604 litros.

3º Lugar: Elio Lino Rusch, de Novo Três Passos, Marechal Cândido Rondon (PR) – Total ano 534.372 litros; mês 44.531 litros; dia 1.464 litros.

Qualidade do leite:

1º Lugar: Paulo Coiti Sugawara, Linha das Flores, Guaíra (PR) – Nota: 9,75

2º Lugar: Leonido Adam, Linha Neuhaus, Marechal Cândido Rondon (PR) – Nota 9,50

3º Lugar: Ivonete Inês Kliemann, Linha Sanga Cascata, Marechal Cândido Rondon (PR) – Nota 9,25

Concurso de silagem de milho:

1º Lugar: Eldoir Julio Mensch, Linha Provenil/Porto Mendes, Marechal Cândido Rondon (PR) Nota 9,65

2º Lugar: Vilmar Fulber, Linha São Carlos/Porto Mendes, Marechal Cândido Rondon (PR) Nota 9,50

3º Lugar: Mario Roberto Uhlein, Linha João Pessoa/Marechal Cândido Rondon (PR) Nota 9,45

Copyright © 2017 O Presente