Seguindo o propósito do Programa de Educação Política da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e do Sistema Ocepar, a Copagril realizou, na semana passada, encontros voltados a difundir aos seus colaboradores a importância do voto consciente nas Eleições 2018. As reuniões envolveram em torno de 100 pessoas e foram realizadas na sexta-feira e no sábado (24 e 25), no Centro Administrativo e na sala de treinamentos da Loja Agropecuária, em Marechal Cândido Rondon.
O público-alvo foi lembrado de que a neutralidade política do cooperativismo, presente em seus princípios e na legislação, não deve ser confundida com omissão em relação à vida política brasileira, daí a importância de votar no dia 07 de outubro, quando acontecerá o primeiro turno.
O objetivo do programa de Educação Política é incentivar a troca de informações entre cooperativistas, facilitando o debate de ideias e a decisão de voto em candidatos que efetivamente estejam identificados com as causas e interesses das cooperativas brasileiras. Para isso, é importante que as pessoas busquem conhecer os candidatos, seu histórico e suas propostas. Também houve orientação para que os funcionários não votem em candidatos envolvidos em corrupção, que fazem promessas fantasiosas, não votar somente por ser amigo do candidato e muito menos vender ou trocar o voto por algum benefício próprio.
Proibido x permitido
Durante os encontros foi repassado aos colaboradores o que é proibido e o que é permitido para pessoas jurídicas, para pessoas físicas e para os candidatos.
As cooperativas podem realizar debates e reuniões com candidatos, como intuito de informar as demandas do cooperativismo e conhecer as propostas deles para o setor.
Também podem ser divulgados os atos de parlamentares e de debates legislativos,
desde que a cooperativa não faça pedido de votos.
Com assessoria