Filas de pessoas para entregar currículos e fazer a ficha de emprego é coisa do passado na Copagril. Hoje, de qualquer parte do Brasil (e até do mundo), candidatos podem se inscrever às vagas de trabalho oferecidas pela cooperativa, nas mais diversas áreas de atuação e que constam no site da cooperativa (Clique aqui).
Tecnologia 4.0
E isto está sendo possível graças a uma plataforma digital adquirida pela cooperativa, voltada à admissão digital.
“O programa está agilizando os processos de contratação de funcionários para trabalhar na Copagril. Além de tudo, expõe estas a menos riscos e despende menos recursos para as contratações”, afirma o gerente de pessoas da cooperativa, Lucas de Lima.
O que a Copagril está fazendo é a utilização da tecnologia 4.0. “Estamos adotando processos interativos de recrutamento digital, aplicação de testes, identificação de perfil etc, tudo de forma on-line”, informa.
Com a adoção deste sistema, a Copagril já está recebendo candidatos às vagas vindos de outros Estados do país. “Estamos em processo de contratação de pessoas que viram as vagas, fizeram todo o processo e estão sendo admitidas. E são pessoas que na época da contratação residiam em outros Estados do país. Elas viram as vagas publicadas, preencheram os documentos necessários e até realizaram o exame de saúde ocupacional através da telemedicina com o médico da Copagril. Interagiram pelas ferramentas WhatsApp e Zoom, com chamadas de vídeos”, menciona a supervisora de Gestão de Pessoas da cooperativa, Dorotéa Steinamcher.
Lucas diz que a ideia de implantação do sistema demanda já de alguns meses. “Fizemos a compra da ferramenta em novembro e em dezembro ocorreram as primeiras contratações. E já promovemos a contratação de mais de 100 pessoas através desta ferramenta”, informa.
Segundo ele, a ideia é que mais profissionais tenham informações das vagas disponíveis, devido à abrangência que os meios virtuais podem alcançar. “Está sendo possível atender com maior agilidade a demanda das necessidades da cooperativa. Antes, demorava mais de uma semana para fazer uma contratação; com a nova ferramenta, reduzimos este tempo para três dias, em média”, compara.
Em relação à divulgação das vagas disponíveis, Dorotéa comenta que a Copagril se utiliza dos meios de comunicação e das mídias sociais. “Apresentamos por estes meios as vagas disponíveis. E os candidatos podem entrar no site da cooperativa e buscar mais informações”.
“Ali estão as oportunidades de trabalho disponíveis e os proventos oferecidos. Com os currículos em mãos, o Departamento de Gestão de Pessoas faz o filtro dos candidatos e convida os candidatos em potencial para a entrevista”, detalha a supervisora da área de recrutamento e treinamentos da Copagril, Angela Janaina Maron.
“É tudo de forma remota e digital. De onde estiver, o candidato seleciona a vaga e preenche o currículo. A equipe de Gestão de Pessoas identifica o nível de adesão deste candidato com o nível da Copagril e se apto será convidado para uma entrevista, que poderá ser on-line ou presencial. Depois da avaliação do Departamento de Gestão de Pessoas e do gestor da área para onde se candidatou, será encaminhado ao Serviço Especializado em Saúde e Medicina do Trabalho (que é a avaliação médica) e, se aprovado, encaminhado à admissão digital (fase em que o candidato providenciará os documentos exigidos para a admissão). Todas as etapas o candidato fará do seu celular ou do seu computador. Com exceção da consulta médica, todas as fases anteriores são geridas pelo programa. E quando tudo estiver pronto o sistema encaminha as informações para o Departamento de Gestão de Pessoas da cooperativa”, pontua Lucas.
“Somente após todas as etapas é que o candidato deverá se apresentar no Departamento de Gestão de Pessoas da Copagril para uma entrevista e assinar os documentos necessários. Nesta etapa, também, o candidato receberá um código para poder fazer o seu reconhecimento digital como funcionário. Todas as partes respeitam à LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) e o Direito Civil”, enaltece Dorotéa.
Agilidade
O diretor-presidente da Copagril, Ricardo Silvio Chapla, destaca a facilidade que a plataforma possui e que ajudará nos processos de recrutamento de novos funcionários. “É uma plataforma que nos dá agilidade e permite contratar funcionários de qualquer lugar do Brasil, desde que preencham os requisitos exigidos pela cooperativa. Temos muitas vagas abertas e dificuldades de preenchê-las. Acredito que com o programa atingiremos mais pessoas qualificadas”, projeta.

O Presente Especiais