Ford/Abradif/Rodovel
Marechal Até sexta-feira

Coral Juvenil Canta Marechal abre matrículas para turma de 2019

Coordenador e regente do Coral Juvenil Canta Marechal, Gerson Daniel Giese: “É um projeto que não trabalha somente a música, mas também disciplina, respeito, cultura, diversos estilos musicais, rítmicos e corporais” (Foto: O Presente)

 

O Coral Juvenil Canta Marechal, através da Associação de Arte e Cultura do Oeste do Paraná (AACOP), está com matrículas abertas para novos alunos, adolescentes e jovens, com idade entre 12 e 20 anos, que queiram participar da turma de 2019.

As matrículas iniciaram na semana passada e podem ser feitas nos horários de ensaio do coro, das 18 às 20 horas, no Colégio Evangélico Martin Luther, até sexta-feira (15). Para participar não é preciso ter conhecimento vocal ou musical.

Para realizar a matrícula, os interessados precisam apresentar documento de identidade e ter disponibilidade para frequentar os dois ensaios semanais que acontecem nas quartas e sextas-feiras, das 18 às 19h30, no Colégio Martin Luther, com acesso pela Avenida Maripá.

O coral rondonense conta com a experiência profissional do maestro e coordenador do Movimento Coral Juvenil no Oeste do Paraná, regente Gerson Daniel Giese, além do acompanhamento técnico-vocal da cantora lírica rondonense Michele Coelho, que atualmente está em uma temporada de estudos na Itália, mas, sempre que está no Brasil, acompanha os ensaios do grupo. “É um projeto que não trabalha somente a música, mas também disciplina, respeito, cultura, diversos estilos musicais, rítmicos e corporais”, destaca, acrescentando: “Fazemos um trabalho didático justamente para ensinar quem nunca teve contato com a música. Em três ou quatro ensaios o aluno já está cantando de forma afinada”.

O projeto Canta Marechal é gratuito e, anualmente, o grupo participa de diversas atividades extras e eventos, como acampamentos, Sarau in Concert, em Pato Bragado, o Encoro, de Nova Santa Rosa, o Intercoros, jogos entre corais realizado em Entre Rios do Oeste, e o espetáculo anual que acontece no mês outubro em Marechal Rondon.

“O coral está no seu segundo ano de projeto e já conta com 80 adolescentes pré-matriculados para a turma de 2019, além de uma agenda cheia de apresentações programadas para este ano”, ressalta Giese.

Nos próximos ensaios, os alunos do coral contarão com um novo piano para auxiliar na aprendizagem. “Ele foi adquirido com dinheiro de vaquinha virtual e doações e os alunos poderão utilizar juntamente com os instrumentos de percussão”, comente o regente.

Os alunos do coral ainda estão realizando apresentações em “flash mob” em alguns educandários rondonenses como forma de apresentar o projeto aos estudantes.

Apoio

O Coral Juvenil Canta Marechal é um projeto cultural independente, mantido e coordenado pela Associação de Arte e Cultura do Oeste do Paraná, e conta com o apoio cultural de patrocinadores, que apoiam a atividade cultural mensalmente e mantêm o acesso à cultura musical de cerca de 100 adolescentes e jovens rondonenses, a exemplo da Sicredi Aliança PR/SP, Sempre Vida, Indústria Schumacher, Credivel, o advogado e vereador Arion Nasihgil, Roseli Bier, AquiAgora e Colégio Evangélico Martin Luther.

No entanto, o regente do grupo salienta a importância de novas parcerias de patrocínio serem estabelecidas para que o projeto possa continuar. “Aliados a estes, os pais e familiares dão todo suporte necessário para deslocamentos e eventos extras que envolvem o coral juvenil, bem como os educandários de Marechal Cândido Rondon, que dão o apoio e o incentivo necessários para o desenvolvimento dos seus alunos através da música coral”, enaltece.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (45) 99959-3905, com a secretária da AACOP, Raidiane Fernandes, nos ensaios do coral ou na secretaria do Colégio Martin Luther.

 

Coral Juvenil Canta Marechal está no seu segundo ano de projeto e já conta com 80 adolescentes pré-matriculados para a turma de 2019, além de uma agenda cheia de apresentações programadas para este ano (Foto: Divulgação)

 

O Presente

TOPO