Ecoville – Maior rede de limpeza
Marechal Coro Feminino Girassol

Coro só de mulheres ganha voz em Marechal Rondon

Com quase cinco meses de existência, Coro Feminino Girassol de Marechal Rondon estimula o canto como socialização. Ensaios acontecem todos os sábados, das 09 às 11 horas, no Colégio Evangélico Martin Luther. Interessadas podem se inscrever e participar (Foto: Divulgação)

Marechal Cândido Rondon conta com vozes femininas entusiasmadas e unidas pela música, as quais, desde 14 de setembro de 2019, formam o Coro Feminino Girassol.

De acordo com a coordenadora do coro, Claudia Zanchet, o projeto sempre foi um sonho pessoal seu, mas demorou até tomar forma e engrenar. “Por muito tempo eu procurei maneiras de realizar minha vontade de cantar em um coral, mas não havia possibilidade de horários e nem algum regente que pudesse auxiliar. A sorte virou quando eu encontrei a Rosângela Clivatti, regente na cidade de Toledo, que aceitou meu convite de montar um coral adulto de mulheres em nosso município”, relembra.

Casa do eletricista PRESSURIZADORES

Segundo ela, o objetivo do Coro Feminino Girassol é transmitir arte de uma maneira que só a mulher pode fazer. “Em meio às inúmeras funções atribuídas às mulheres, nós fazemos um pequeno break a fim de mergulhar de corpo e alma nessa imensidão que é a arte de cantar, de uma forma completa e plena como só uma de nós pode fazer”, emociona-se Claudia.

Coordenadora do Coro Feminino Girassol, Claudia Zanchet: “Convido as mulheres que gostam de cantar para participar do Coral Feminino Girassol. Não é preciso saber cantar, exatamente. Nós temos aulas e aprendemos técnicas de canto” (Foto: O Presente)

 

ENCONTROS

Os encontros do coral acontecem aos sábados, das 09 às 11 horas, na sala 10 do Colégio Evangélico Martin Luther. “Nós temos aulas de técnica vocal, ritmo, leitura de partitura e atividades de expressão corporal e cênica, visto que temos o objetivo de ser um coro cênico, ao contrário daquelas apresentações em que as pessoas ficam paradas cantando. Nós cantamos com movimentos, encenando a música sob uma perspectiva teatral”, detalha a coordenadora, emendando: “Nosso repertório é composto por músicas populares de todos os tipos, tanto nacional como internacional”.

Ela diz que o grupo de canto possui uma parceria com a Associação de Arte e Cultura do Oeste do Paraná (Aacop). “Por meio dessa ligação, temos a sala desse educandário para utilizar, sem cobrança de aluguel. Na contramão, nós destinamos para nossa mantenedora 10% do total que arrecadamos”, menciona.

Integrantes do Coro Feminino Girassol (Foto: Divulgação)

 

CUSTOS

Os recursos para manter as atividades provêm de mensalidades das participantes: os custos mensais são divididos entre as coralistas. “Somos um coro independente e arcamos com as nossas despesas. Como custo fixo por mês, temos o salário da professora regente e o da monitora, que acompanha e auxilia as alunas e a professora nos ensaios”, comenta Claudia.

 

FAIXA ETÁRIA

Ela conta que a faixa etária das participantes varia a partir dos 20 anos.

 

SONHOS OUSADOS

Um dos planos do Coral Girassol é realizar um grande espetáculo alusivo ao Dia da Mulher em 2021. “Esse evento será um presente para a comunidade rondonense. Não o realizamos neste ano porque ainda somos muito jovens”, salienta a coordenadora.

Ela revela que o grupo já possui muitas apresentações agendadas. “Temos planos para 2020. Nossa regente Rosângela participou do Festival de Corais em outros anos e nos convidou a prestigiar o evento neste ano. O festival acontece de 11 a 18 de outubro em João Pessoa, na Paraíba”, expõe.

 

BENEFÍCIOS

Para Claudia, a socialização é uma das melhores partes do grupo. “Se tomarmos como exemplo o nosso nome, vemos esse aspecto refletido na figura do girassol. Ele está sempre seguindo e sendo guiado pelo sol, mas toda vez que não há sol, ele se vira para os outros girassóis em busca dessa energia. É assim que nos vemos: estamos nos doando, zelando e pensando no outros. As mulheres têm uma energia muito boa”, elogia.

Ela destaca que a expressão cultural como um todo é necessária para a vida. “O ritmo, por exemplo, é importante para não desenvolver Alzheimer e outros problemas do esquecimento. Já a musicalidade e a leitura de partituras estimulam a produção de adrenalina e serotonina”, pontua.

O sentimento gerado, conforme testemunha a coordenadora, é agradável, libertador e leva as participantes a conhecerem a si próprias. “Quando nós estamos cantando, esquecemos todos os problemas e emergimos em um mundo musical, não percebemos o tempo passar e nem sequer pensamos em outros compromissos ou dificuldades. É uma terapia”, afirma.

 

CONVITE

Claudia convida as mulheres que gostam de cantar para participar do Coral Feminino Girassol. “Não é preciso saber cantar, exatamente. Nós temos aulas e aprendemos técnicas de canto. É interessante que as pessoas que tenham interesse entrem nesse início para que acompanhem todo o processo de aprendizagem em conjunto”, destaca, acrescentando: “Estamos prontas todos os sábados para receber novas coralistas”.

De acordo com a coordenadora, as mães interessadas em participar e que não têm onde deixar os filhos podem levá-los junto, pois há monitoras para cuidá-los. “Nós organizamos uma sala com monitoras para que cuidem das crianças. As mães que precisam desse apoio dividem o valor da monitoria. Assim, as crianças ficam acompanhadas e as mães podem participar dos ensaios. É uma solução”, enaltece.

Mais informações sobre o Coral Girassol podem ser conseguidas pelo telefone (45) 99709-7734, com Claudia Zanchet.

O Presente

 

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

TOPO