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Marechal Viagens

Coronavírus afeta o turismo internacional; donos de agências rondonenses contam detalhes

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(Foto: Sandro Mesquita/OP)

De acordo com balanço divulgado ontem (16) pelo Ministério da Saúde, o Brasil contabiliza 234 casos confirmados de coronavírus (Covid-19) e 2.064 suspeitos. O aumento considerável de novos casos da doença mundo afora e inclusive no Brasil tem feito muitos brasileiros que pretendiam viajar para outros países repensar as viagens.

Com a viagem de férias programada há quase oito meses e marcada para esta semana, Ana Lúcia da Silva, moradora de Marechal Rondon, decidiu cancelar o passeio diante da pandemia do novo coronavírus. “Uma viagem internacional de alto custo tem que programar com antecedência, e é claro que na época em que fechei o pacote com a agência não imaginei que esse problema com o coronavírus aconteceria e tomaria essa proporção toda”, declarou ao O Presente.

Ela conta que no início, quando começaram os primeiros casos da doença na China, não estava preocupada, no entanto, nos últimos dias os casos da doença registrados no Brasil acenderam o sinal de alerta e ela preferiu remarcar a viagem. “O entusiasmo, a expectativa e a alegria acabaram dando lugar à ansiedade, ao medo e à preocupação”, comenta.

Ana diz que existe também o receio em viajar e não poder sair do país, caso este entre em quarentena. “Sei que a minha faixa etária não é considerada de risco, mas tenho medo de contrair o vírus e transmiti-lo para minha mãe, que tem mais de 60 anos”, menciona, preocupada.

Ela salienta que depois da frustração com a viagem de férias, conseguiu junto à companhia aérea um prazo de 18 meses para remarcar a passagem aérea. “Eu tive todo o apoio da agência de turismo e tudo foi resolvido sem maiores problemas. A viagem para a Cancún fica para as próximas férias”, lamenta.

Ana Lúcia da Silva, que viajaria para a Cancún: “O entusiasmo, a expectativa e a alegria deram lugar à ansiedade, ao medo e à preocupação” (Foto: Arquivo Pessoal)

 

VIAGENS NACIONAIS E INTERNACIONAIS

De acordo com o proprietário de uma agência de turismo em Marechal Rondon, Robson Schwingel, algumas viagens nacionais precisaram ser remarcadas devido ao cancelamento de eventos, principalmente para o Estado de São Paulo.

Segundo ele, todas as viagens internacionais tiveram que ser remarcadas devido à preocupação com o coronavírus. “Por causa dos casos da doença que estão alastrados na Europa e principalmente na Itália, por prudência, nós reagendamos todas as viagens para o segundo semestre”, expõe.

Cristiane Vanzella Padalino, proprietária de uma agência de turismo em Marechal Rondon, informa que foram canceladas praticamente todas as viagens internacionais porque as companhias aéreas pararam de operar. “Eu percebi que mesmo com esse pânico devido ao coronavírus, muitos clientes queriam viajar assim mesmo, mas não puderam porque as companhias cancelaram os voos”, pontua.

Conforme Cristiane, os pacotes para dentro do Brasil estão acontecendo sem nenhum problema. “Estamos fazendo as vendas sem nenhuma restrição e os passageiros estão embarcando normalmente. Eventualmente, para os passageiros que querem cancelar estão sendo aplicadas as multas ou as regras da companhia aérea”, salienta.

Segundo a empresária, a maioria das companhias está dando a opção de remarcar as viagens nacionais com prazo de até um ano, inclusive para outros destinos e no valor integral. Mas, ressalta ela, o reembolso dos valores gastos em pacotes nacionais é difícil de conseguir. “As companhias aéreas entendem que se nesse momento está ruim, então remarcam sem custo, mas que não gere ônus para elas”, explica.

Cristiane comenta que para as viagens internacionais o reembolso total acontece sem transtornos, uma vez que muitos países fecharam totalmente ou parcialmente as fronteiras.

Robson Schwingel: “Por prudência, nós reagendamos todas as viagens internacionais para o segundo semestre” (Foto: Sandro Mesquita/OP)

Cristiane Vanzella Padalino: “Mesmo com esse pânico devido ao coronavírus, muitos clientes queriam viajar (ao exterior) assim mesmo, mas não puderam porque as companhias cancelaram os voos” (Foto: Sandro Mesquita/OP)

 

PASSAGENS DE EMERGÊNCIA

A empresária revela que nos últimos dias foram emitidas inúmeras passagens internacionais de emergência para trazer para o Brasil pessoas que se encontravam em países que restringiriam a circulação de estrangeiros. “Foi feito tudo da melhor forma possível e conseguimos atender todos os nossos clientes que estavam fora do Brasil”, enaltece.

De acordo com Cristiane, alguns clientes que possuíam pacotes internacionais ficaram frustrados com os cancelamentos, mas muitos deles remarcaram as viagens para cidades brasileiras.

Apesar dos inúmeros transtornos e prejuízos financeiros causados nos últimos dias com a rápida propagação do coronavírus, ela evidencia que é pertinente que todos os cuidados e precauções divulgados pelos órgãos de saúde sejam seguidos para que o vírus perca a intensidade de contágio e a vida volte ao que era antes.

Preocupação com o novo coronavírus diminui a procura por pacotes internacionais em agências de turismo (Foto: Sandro Mesquita/OP)

 

O Presente

 

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