Fale com a gente

Marechal Balduino Jope

Corpo de pioneiro que construiu pequena usina em Esquina Guaíra é sepultado no cemitério rondonense

Publicado

em

(Fotos: Arquivo familiar)

Faleceu às 19 horas de sábado (08), o pioneiro rondonense Balduino Helmuth Jope, aos 83 anos de idade. Conforme familiares, o pioneiro lutava há 14 anos contra um câncer de garganta, porém faleceu no sábado na sua residência. Após velório e cerimônia religiosa, o corpo de Jope foi sepultado no domingo (09) no cemitério de Marechal Cândido Rondon.

Natural de Vila Ajuricaba, pertencente ao município de Ijuí, Rio Grande do Sul, Jope se casou no ano de 1960 com Wilma (nascida Ruppel). O casal teve quatro filhos e cinco netos, dos quais duas filhas e uma neta já faleceram.

Jope e Wilma migaram para Marechal Rondon em março de 1961, se estabelecendo na Esquina Guaíra. Familiares contam que o pioneiro é considerado o primeiro morador do interior do município a possuir energia elétrica através de uma pequena hidrelétrica construída por ele em sua propriedade. Jope também participou da construção da antiga Escola Municipal Vasco do Gama e de diversas casas, estábulos, celeiros e galpões dos moradores que vinham a Marechal Rondon.

Neto de imigrantes alemães, sempre estudava mecânica e elétrica, tendo sido inventor, construtor, mecânico, eletricista, carpinteiro, marceneiro e agricultor.

Segundo o neto Mateus Jope, seu avô serviu o Exército Brasileiro em 1955 e sempre se orgulhava ao relembrar das histórias do quartel, onde aprendeu e desenvolveu suas habilidades profissionais.

 

 

 

Com informações da família

 

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente