A Secretaria de Saúde de Marechal Cândido Rondon informa que crianças nascidas nos anos de 2013 ou 2014 devem ter em seu histórico vacinal duas vacinas da febre amarela.
De acordo com a coordenadora da Atenção Primária, Raquel Rech, as crianças que nasceram naquela época, estavam dentro do sistema antigo, quando o Ministério da Saúde orientava apenas uma vacina e a regra mudou, exigindo duas.
“São poucos os casos de crianças dessa faixa etária que já possuem as duas vacinas contra a febre amarela, porém, quem não tem, deverá fazer”, explica Raquel.
Para realizar a vacina, a criança deve estar acompanhada do pai/mãe ou responsável, levando consigo a carteirinha de vacinação e um documento de identificação da criança.
SINTOMAS
– Início súbito de febre;
– Calafrios;
– Dor de cabeça intensa;
– Dores das costas;
– Dores no corpo em geral;
– Náuseas e vômitos;
– Fadiga e fraqueza.
COMO É TRANSMITIDA?
O vírus da febre amarela é transmitido pela picada dos mosquitos transmissores infectados. A doença não é passada de pessoa a pessoa. A série histórica da doença no Brasil tem demonstrado maior frequência de ocorrência de casos humanos nos meses de dezembro e maio, como um padrão sazonal.
Com assessoria