Com a finalidade de oportunizar a Marechal Cândido Rondon e região uma educação de referência encontrada até então apenas em grandes centros, o Colégio Cristo Rei iniciou uma parceria com o Colégio Alfa Marechal em 2017.
A partir de então, o Colégio Cristo Rei vem atuando do berçário ao Ensino Fundamental I, enquanto o Colégio Alfa é responsável pelo Ensino Fundamental II e Ensino Médio, incluindo o pré-vestibular, com turmas pela manhã e noite. O Cristo Rei também oferece a modalidade de educação a distância (EAD) com cursos de tecnologia em nível de graduação e pós-graduação.
De acordo com o diretor do Colégio Cristo Rei, Roque Cezar Barbosa, a parceria entre Cristo Rei e Alfa é avaliada como extremamente salutar. “As duas instituições mantêm a educação com amor, carinho, responsabilidade e excelência, existindo reciprocidade entre alunos e profissionais dos educandários. Trabalhamos em harmonia, portanto há um vínculo muito forte e um diálogo constante para alinhar o trabalho da melhor forma possível. A parceria com o Alfa engrandeceu o trabalho do Cristo Rei e a educação no município”, pontua Barbosa.
Na avaliação do diretor do Colégio Alfa em Marechal Rondon, professor André Sbardeloto, a parceria entre as duas instituições de ensino é um sucesso. “O Colégio Alfa é uma instituição de referência em nível de Paraná, tanto no ensino Fundamental e Médio quanto no pré-vestibular, sendo esse último o nosso carro-chefe. Nossa instituição encontrou na parceria com o Cristo Rei pontos que vão ao encontro do nosso perfil, ou seja, um trabalho sério e de qualidade que vem sendo desenvolvido ao longo de todos esses anos. Podemos constatar que o trabalho do Cristo Rei, Alfa e Univel contribui significativamente para a qualidade da educação no município e região. Hoje o aluno que estuda aqui recebe o mesmo atendimento de um estudante dos grandes centros, isso desde o berçário ao pré-vestibular, bem como o Ensino Superior”, enaltece.
METODOLOGIA
O Colégio Cristo Rei, ressalta Barbosa, gera uma crescente educacional, cuja metodologia de trabalho proporciona que o nível de qualidade do setor seja elevado no município. “A parceria Cristo Rei e Alfa traz muitos benefícios à comunidade local. Antes a nossa instituição atendia crianças a partir de dois anos de idade e aos poucos melhoramos a estrutura e ampliamos o portfólio de atendimento. Em 2017 havíamos começado a atender alunos a partir de um ano de idade. Agora, com a ampliação da estrutura, passamos a atuar na modalidade berçário, a partir dos quatro meses de vida”, comenta o diretor.
“Estamos evoluindo constantemente na parte pedagógica através de uma educação construtivista, considerando a psicogênese da escrita para a criança adquirir o domínio das linguagens e competências desde a educação infantil e séries iniciais. Por essas e outras, o Cristo Rei se posiciona à frente de outras instituições por trazer a Marechal uma metodologia inovadora, utilizada até então apenas em outros países, principalmente na Europa. Portanto, nosso colégio representa um grande avanço educacional”, salienta.
Segundo ele, por trabalhar até o 5º ano, período no qual ensina a leitura, escrita, interpretação e os cálculos, é possível desenvolver melhor nos estudantes as competências socioafetivas, cognitivas e espirituais com grande sucesso. “Nossos alunos recebem a formação necessária para o desenvolvimento da personalidade, dos relacionamentos interpessoais e também no âmbito espiritual, através dos princípios cristãos”, expõe Barbosa, lembrando que o material pedagógico utilizado é da rede Pitágoras, abrangendo do 1º ao 5º ano.
O diretor enaltece ainda os investimentos feitos, seja na parte estrutural, com reformas e ampliações do colégio, assim como nas capacitações aos professores e recursos para salas de aula, estando todas elas equipadas com data show e home theater. “A tecnologia é aplicada como aliada da educação de qualidade. Também há investimentos em projetos esportivos e culturais para ampliar as habilidades nos estudantes”, evidencia.
EAD
Barbosa também é gestor do Polo Cristo Rei/Univel, que atua na modalidade educação a distância (EAD), apresentando excelente avaliação dos seus cursos junto ao Ministério da Educação (MEC).
“Conseguimos viabilizar à comunidade rondonense a possibilidade de se graduar e fazer cursos de tecnologia e pós-graduação via EAD, com projeção de abrir cursos híbridos em 2019, inclusive podendo receber áreas de engenharia em 2020. O EAD vem ajustar-se às necessidades das pessoas que, por alguma circunstância, estão fora do mercado de trabalho ou daquelas que desejam ampliar os horizontes através do estudo”, pontua.
CONSOLIDAÇÃO
O diretor do Colégio Alfa em Marechal Rondon, professor André Sbardeloto, observa que o trabalho do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental prepara os estudantes para as próximas etapas de sua formação. “O bom trabalho nas séries iniciais se consolida do 6º ao 9º ano, fortalecendo e moldando o perfil de um estudante que está sendo projetado para uma trajetória de sucesso no Ensino Médio e na Universidade. A aquisição do hábito do estudo diário é um pilar muito importante do nosso trabalho. Fazer com que o aluno adquira desde cedo o gosto por estudar e por realizar suas tarefas proporciona resultados extremamente positivos em sua vida acadêmica”, ressalta.
“O Ensino Fundamental II prepara o aluno para encarar o desafio do Ensino Médio, que por ter esse compromisso e essa responsabilidade de aprovação nos vestibulares (cada vez mais concorridos) se torna um grande desafio na vida do estudante. Para tanto, o Alfa investe em material didático e corpo docente de extrema qualidade”, salienta Sbardelolo.
ENSINO MÉDIO
Segundo a direção, o Alfa está trazendo para Marechal Rondon professores de diversas regiões do Estado, inclusive da Capital. “Trata-se de um corpo docente especialista em pré-vestibular, que atende também os estudantes do Ensino Médio, um forte investimento que possibilita ao estudante um nível de preparação a altura dos grandes centros. Existe um perfil profissional no Alfa que reúne diversos elementos, como controle disciplinar, didática, postura, dinamismo e, principalmente, comprometimento com os resultados dos estudantes”, observa Sbardeloto.
Conforme ele, o programa pedagógico prevê o estudo complementar do aluno e o atendimento individualizado nas monitorias, com os professores titulares à disposição diariamente. “O professor auxilia o estudante a sanar suas dúvidas, de modo que conseguimos atingir a excelência que tanto almejamos”, frisa, acrescentando que, além deste atendimento regular dos professores, o estudante conta com assessoria pedagógica da coordenação, planejamento de estudos individualizado, simulados, aulas de atualidades e cursos especiais nas áreas Matemática, Física, Literatura e Redação.
A disciplina de Educação Física, de acordo com o gestor da unidade, entra como fator de equilíbrio e bem-estar físico e emocional na rotina do estudante, contribuindo significativamente para explorar o máximo do seu potencial.
VESTIBULAR
O diretor do Alfa enaltece que o colégio oferece o curso pré-vestibular pela manhã e noite. São duas modalidades diferentes (anual e semestral), ambas com resultados de destaque e vários outros elementos em comum, como equipe de professores e material didático. “Utilizamos o Sistema Poliedro de Ensino, de São José dos Campos, metodologia líder nas aprovações em provas de alta concorrência no país, como vestibulares de Medicina, Engenharias e inclusive a prova do Instituto Tecnológico da aeronáutica (ITA)”, aponta.
Comentando sobre os resultados alcançados em 2017, Sbardeloto destaca que no primeiro ano de trabalho do Alfa Marechal foram mais de 90 (noventa) aprovações nas melhores universidades do país, que se deram tanto através dos vestibulares quanto através do Enem/Sisu. “São alunos residentes em nossa cidade e também em municípios vizinhos, que vêm para o Alfa buscar este diferencial. Foram 30 aprovações na Unioeste, 10 na UFPR, 13 aprovações na UEM, entre tantas outras do Paraná e outros estados. Nos vestibulares para o curso de Medicina, foram 09 aprovações dos alunos de Marechal Rondon, além de vários 1ºs lugares em universidades estaduais e federais Brasil afora”, conclui Sbardeloto.
O Presente