Copagril
Marechal Gastronomia e poesia

Culinarista rondonense terá fotos publicadas por universidade de Paris

Entre as inspirações de Marla estão livros, poemas, músicas, saudades e memórias afetivas. “Sempre digo que, assim como Fernando Pessoa, grande escritor e poeta, eu não tenho filosofia, tenho sentidos” (Fotos: Arquivo pessoal)

Em ponto a gastronomia e a poesia se cruzam? Onde há emoção, há poesia, e a gastronomia é uma arte cheia de emoções, assim como a poesia. Ambas são repletas de interpretações e sensações subjetivas – nossas viagens particulares influenciadas por diversas direções.

Em uma gostosa mistura de versos e iguarias que se complementam se define o trabalho da culinarista rondonense Marla Viteck. Com muita sutileza nas memórias entre temperos, sabores, ideias, panelas e pessoas, sua história alcançou destaque de “olhos” profissionais distantes, que se renderam ao talento e amor impresso em cada receita.

Através do Instagram de Marla, lar de publicações de receitas inspiradoras feitas pelas mãos da rondonense, a Light & Composition University (LCU) (Universidade de Luz e Composição, em tradução livre), de Paris, na França, encontrou a essência necessária para compor seu ambiente virtual de imagens.

O convite para que fotos das receitas de Marla compusessem as galerias virtuais da LCU e também para que concorressem ao Top 100 da universidade na categoria Food Photography aconteceu na última segunda-feira (20) por meio do Instagram da culinarista, que, atualmente, conta com 4.186 publicações e mais de mil seguidores. “Para mim foi uma surpresa [o convite]. Não esperava”, comenta.

De acordo com ela, a universidade trabalha com diversos segmentos de fotografia, sendo o principal deles voltado a pessoas. O segmento ocupado pela rondonense foi o de composições. “O que me surpreendeu muito, pois não sou fotógrafa profissional. E nem uso máquina. Faço as fotos pelo celular, em casa”, diz a rondonense.

Marla conta que o começo desse trabalho que hoje rende especulações internacionais começou com as fotos para o blog “Casa, bem me quer casa”, no portal O Presente. O conteúdo do blog passeia entre receitas culinárias, poesias e reflexões. “Através da cozinha, fui me inspirando em outras composições.  Em pesquisas e harmonia”, menciona.

Além do blog, que a rondonense inclusive utilizou para concorrer ao Top 100, Marla também mantém a coluna “Receitas da Marla” no jornal impresso do O Presente, com circulação bissemanal. “As receitas surgem de várias pesquisas e, através destas, algumas adapto a nossa realidade. Faço essa busca em livros, sites do mundo inteiro, cadernos antigos e, o principal, receitas carregadas de memórias afetivas, que são as mais importantes e mais gostosas. Eu chamo de receitas de ‘vó’! E as fotos são uma consequência disso tudo. Coloco sentimentos em tudo, e isso transparece”, ressalta.

 

 

Inspirações

Entre suas inspirações estão livros, poemas, músicas, saudades e memórias afetivas. “Sempre digo que, assim como Fernando Pessoa, grande escritor e poeta, eu não tenho filosofia, tenho sentidos. [A foto] É uma imagem. Não apenas um enquadramento. É saber ver além”, expõe Marla, que acrescenta: “Envolvo meu marido e nossas filhas em todo esse processo. Trocamos ideias e eles me ajudam a escolher as fotos. Por vezes chego a tirar 100 fotos para escolher uma. É todo um cuidado que tenho com a imagem e com quem vai receber essa imagem”, revela.

Segundo a rondonense, a universidade vai escolher três fotos para compor a galeria virtual e uma para disputar o Top 100, no entanto, ela ainda não foi informada sobre quais serão as imagens escolhidas. “Sinto que estou cumprindo meu dever, em ser cada vez mais uma pessoa melhor. Sentimento de estar no caminho certo, em poder compartilhar e espalhar amor. Sinto-me agradecida”, finaliza.

 

(Fotos: Arquivo pessoal)

 

Light & Composition University

A Light & Composition University (LCU) é uma universidade on-line sem fins lucrativos para ensino a distância e pesquisa no campo da arte e fotografia, linguagem e linguística e religião comparada. Seus cursos podem ser estudados fora do campus em qualquer lugar do mundo através de um ambiente desafiador e estimulante de pesquisa de classe mundial e ensino de alta qualidade por acadêmicos de renome que são líderes em seus campos.

 

O Presente

TOPO