O Diretório Central do Estudantes (DCE) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Marechal Cândido Rondon, publicou, na quinta-feira (11), uma nota de repúdio referente a um episódio de veiculação de símbolos nazistas no quadro de recados de um dos corredores da instituição, ontem.
Confira a nota na íntegra:
O Diretório Central do Estudantes (DCE), da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Marechal Cândido Rondon, Paraná, MANIFESTA REPÚDIO E INDIGNAÇÃO em relação ao episódio de veiculação de símbolos nazistas no quadro de recados do corredor de História na data de hoje, 11 de maio de 2023.
Tal ato representa uma gigantesca afronta e desrespeito a todos os alunos do campus, em especial aos alunos do curso de História, visto que tais símbolos foram desenhados no quadro que é usualmente utilizado pelos alunos para propagar mensagens de luta, agradecimentos, avisos e até brincadeiras saudáveis.
A veiculação do símbolo nazista, somada ao cenário nacional de reiteradas ameaças de ataques as instituições de ensino, é, e deve ser considerada, uma ameaça real a todos.
Diante da gravidade do episódio, o Diretório Central do Estudantes informa que a SECRETÁRIA LUIZ GAMA de combate ao assédio sexual, racismo, xenofobia e lgbtqiap+ fobia, tomará as seguintes medidas:
A) Requerimento de INSTAURAÇÃO DE INVESTIGAÇÃO, nos termos do artigo 129, VIII da Constituição Federal e artigo 5°, II do Código de Processo penal.
B) Ofício ao Colegiado de História.
C) Ofício à direção do campus.
Marechal Candido Rondon, 11 de maio de 2023.
O Presente