Oferecer um ambiente confortável e digno para quem precisa de atendimento na Delegacia de Polícia Civil de Marechal Cândido Rondon. Este é o objetivo, mas com a atual estrutura, localizada na Rua Goiás, há tempo não tem sido possível ofertar uma condição de trabalho adequada aos policiais e, ao mesmo tempo, um bom ambiente para a comunidade que busca serviços. Isto porque o atual imóvel já está pequeno e não dispõe de acessibilidade, o que se torna um dificultador para idosos e cadeirantes.
“O delegado Rodrigo (Baptista Santos) é uma pessoa muito empenhada em melhorar as condições de trabalho dos policiais e do atendimento. Estávamos olhando alguns imóveis na cidade com o objetivo de fazer a mudança. Recentemente, o delegado encontrou um imóvel”, relata o secretário municipal de Mobilidade Urbana, coronel Welyngton Alves da Rosa, ao O Presente.
Trata-se de uma residência localizada na Rua Pernambuco, a 50 metros da Companhia da Polícia Militar. O imóvel pertence a uma instituição financeira que, inclusive, já fez algumas adaptações para que possa receber a delegacia. Ao Estado, cabe o pagamento do aluguel, o que já acontece atualmente no imóvel usado na Rua Goiás.
“As tratativas estão bem adiantadas e o Departamento de Engenharia do Estado já fez a fiscalização no imóvel e liberou para locação. Estamos na tratativa junto ao deputado (Marcel) Micheletto, secretário de Estado da Administração, para que realmente seja batido o martelo e o imóvel seja locado pelo Estado para servir como delegacia”, informa o coronel, revelando que existe a chance da mudança de endereço ocorrer em dezembro.
ANTIGO FÓRUM
Em meio a essas conversas, um entrave que teria surgido é porque está prestes a haver, enfim, uma destinação do prédio do antigo Fórum, localizado na Rua Tiradentes, que pode ser repassado tanto para o município como para o Estado. “Há um interesse de que a delegacia seja instalada neste imóvel. O problema é que o imóvel necessita de reformas que, segundo estimativas, podem chegar a R$ 1 milhão para tornar o espaço utilizável. A locação desta casa na Rua Pernambuco vai trazer economia para o Estado em relação à delegacia de Marechal Cândido Rondon. É um excelente imóvel”, defende o secretário.
Conforme o coronel, o prefeito Marcio Rauber tem demandado junto ao governo estadual na tentativa do Estado locar o novo imóvel para a delegacia. “O prefeito está bem empenhado nisso e já fez várias tratativas com o secretário Micheletto. Será 100% melhor a delegacia ir para a Rua Pernambuco, pois o imóvel fica a 50 metros da Polícia Militar e para atendimento à comunidade será muito mais centralizado e de fácil acesso”, frisa.
ESTRUTURA MAIS ADEQUADA
Com uma eventual mudança, segundo Alves da Rosa, será possível destinar salas para uso de cartórios, audiências em videoconferência, espaço reservado para atendimento às mulheres vítimas de violência, estacionamento para as viaturas, acessibilidade, dentre outros. “A casa foi adaptada basicamente em tudo o que a delegacia precisa, para realmente ser uma Delegacia Cidadã, que atenda bem a comunidade, com acessibilidade, localização e privacidade. Vai atender muito bem a demanda da Polícia Civil na cidade”, elogia.

Secretário municipal de Mobilidade Urbana, coronel Welyngton Alves da Rosa: “A casa foi adaptada basicamente em tudo o que a delegacia precisa, para realmente ser uma Delegacia Cidadã, que atenda bem a comunidade, com acessibilidade, localização e privacidade” (Foto: Arquivo/OP)
O Presente