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Marechal EDUCAÇÃO

Dez estudantes rondonenses são pré-selecionados ao Parlamento Jovem Brasileiro 2018

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Alunos pré-selecionados ao Parlamento Jovem Brasileiro 2018 (Foto: O Presente)

Na lista dos estudantes pré-selecionados para a 15ª edição do Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) da Câmara Federal estão alunos dos terceiros anos do Colégio Estadual Eron Domingues, de Marechal Cândido Rondon.

Os estudantes, de acordo com a realidade da sua cidade e de seu país, observando os problemas que precisam de solução e propondo possíveis alternativas, elaboraram projetos de lei com base nos temas escolhidos por cada um, para participar do PJB.

Recentemente foi divulgado o resultado da primeira fase do projeto (estadual), sendo que a instituição teve dez projetos de lei pré-selecionados. Agora, na próxima nova fase (nacional), uma comissão formada por servidores da Câmara dos Deputados que atuam diretamente no processo legislativo fará a análise e seleção final dos projetos.

A professora Vera Pagnussatti, que coordenou os trabalhos com os alunos, ressalta a importância de o estudante participar e elaborar os projetos de lei, visando sempre a sua escola, o seu município, além daquilo que interfere diretamente no seu cotidiano. “É importante que os alunos conheçam projetos de lei, haja vista que toda nossa vida é fundamentada por eles”, destaca.

O desafio, segundo Vera, é o aluno pensar como um vereador ou um deputado federal e propor aquilo que acha necessário ser realizado ou melhorado, pensando em diversas temáticas, como educação, esporte, transporte, lazer e meio ambiente. “Cada um dos alunos abordou o assunto com base em sua realidade, e tenho percebido, nestes últimos anos que desenvolvo esse projeto, que os trabalhos estão muito bem fundamentados, pois para justificar seu projeto de lei e sua ideia, os alunos realmente pesquisam sobre o assunto escolhido”, comenta a professora.

 

Em sala de aula

Ao todo, foram elaborados 78 projetos de lei sobre as mais diversas temáticas, como educação, economia, saúde, meio ambiente, trânsito, direitos da criança e do adolescente, entre outros. Destes 78 projetos, 20 foram escolhidos e enviados para a fase estadual. “Fiquei apaixonada pelas ideias. Por mim teria inscrito todos”, revela a professora.

O trabalho foi desenvolvido em sala de aula, dentro da disciplina de Língua Portuguesa sobre o conteúdo gêneros textuais, e após a avaliação de todos os projetos elaborados, os próprios alunos escolheram aqueles que seriam enviados”, conta a professora. “Antes do processo de inscrição, fizemos as leituras dos projetos em sala e cada aluno pôde votar de forma democrática naquele que mais havia gostado”, complementa.

 

Próxima fase

No Paraná, foram selecionados 20 projetos de lei e, destes, dez são dos alunos rondonenses. Agora serão escolhidos cinco para participar do Parlamento em Brasília, onde 78 alunos, que serão empossados como deputados jovens, terão a oportunidade de desenvolver habilidades de argumentação e respeito à diversidade de opiniões, além de construir um olhar mais crítico sobre sua realidade.

Somado à experiência de convivência com as culturas e cores de todas as partes do país, o programa Parlamento Jovem Brasileiro potencializará a atuação mais democrática dos jovens e seu protagonismo político. Após o resultado final, os cinco alunos escolhidos de cada Estado irão a Brasília. Lá, poderão vivenciar o dia a dia de um deputado, o funcionamento da Câmara, a votação de um projeto de lei e, principalmente, defender o projeto elaborado por eles mesmos. “Já tivemos em anos anteriores alunos rondonenses que representaram o Paraná em Brasília e a expectativa é que isso se repita neste ano. Os alunos estão ansiosos para o resultado”, afirma a professora.

 

Temática contínua

Vera diz que a sensação é de dever cumprido, mas também de ansiedade, principalmente porque os alunos vão criando expectativas. “É um dever, de certa forma, não finalizado. Essa temática vai persistir o ano todo, por isso tento veicular aos diferentes gêneros. Acredito que precisamos discutir muito mais o assunto política com os alunos, para que eles realmente vejam que é algo necessário e que faz parte do dia a dia”, finaliza.

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