Boletim divulgado às 17 horas de quinta-feira (16) pelo Setor de Epidemiologia da Secretaria de Saúde de Marechal Cândido Rondon informa que o município possui 91 notificações para coronavírus desde o início da contagem há pouco mais de três semanas.
Apesar de no momento estar com quatro casos suspeitos, que aguardam confirmação por parte do Laboratório Central do Estado (Lacen), outros 16 exames tiveram material coletado, testaram negativo e por isso foram descartados. Os dois jovens, de 20 e 25 anos, que testaram positivo para o Covid-19 estão recuperados da doença, cuja alta do isolamento domiciliar foi noticiada uma semana atrás.
Das 91 notificações, 76 casos foram liberados, enquanto outros 15 seguem em monitoramento.
Um óbito por Covid-19 foi registrado na terça-feira (14) no município de Guaíra. O falecimento de uma criança que residia em Assis Chateaubriand foi divulgado ontem e passa a ser investigado. A menina morreu no Hospital Universitário, em Cascavel.
ESTADO
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmou no boletim de ontem 29 novos casos de coronavírus e mais dois óbitos no Paraná. Agora são 845 casos da doença e 43 mortes, duas de pessoas que não residiam no Estado. Os dados são da página oficial do Governo do Paraná.
Os óbitos são de uma mulher de 34 anos, do município de Manoel Ribas. Ela estava internada desde 06 de abril, teve a confirmação para a Covid-19 no dia 09 e faleceu ontem.
A outra vítima é um homem de 76 anos que morava em Registro, cidade do interior do Estado de São Paulo. Ele estava internado em um hospital da região no Estado vizinho e foi transferido para uma unidade da rede privada de Curitiba na segunda-feira (13) já com complicações. Foi coletada amostra para exame e confirmado que o paciente estava com coronavírus. Ele morreu na quarta-feira (15).
Os novos casos foram registrados nos municípios de Curitiba (11), Campo Largo (1), São José dos Pinhais (1), Pato Branco (2), Colombo (1), Rio Branco do Sul (1), Paranaguá (2), Arapongas (3), Paranavaí (2), Assis Chateaubriand (1), Guairaçá (1), Maringá (1), Foz do Iguaçu (1) e fora do Estado em Registro – São Paulo (1).
DADOS
O Paraná tem atualmente 845 casos confirmados – 13 pessoas não residem no Estado -, 43 óbitos, dois deles de pacientes que não moravam no Estado, 7.409 descartados e 421 em investigação.
Dos pacientes, 156 pacientes já foram liberados do tratamento no Paraná. Destes, 80 homens e 76 mulheres. A faixa etária de 30 a 39 anos possui o maior número de recuperados, representando 31,4%. Esse dado não inclui ainda o município de Curitiba.
Há 134 pacientes internados, 76 em Unidades de Terapia Intensiva (UTI’s) e 58 em leitos clínicos.
PAÍS
Subiu para 30.425 o número de casos confirmados de coronavírus no Brasil. Ontem, as secretarias estaduais de saúde notificaram ao Ministério da Saúde 2.105 novos casos. O número de mortes também subiu, agora são 1.924 óbitos por Covid-19. As informações estavam atualizadas até as 14 horas de ontem e foram retiradas do portal do Ministério da Saúde.
A maior parte das notificações do Brasil está em São Paulo, que concentra 11.568 casos confirmados e 853 mortes. O segundo estado com mais casos é o Rio de Janeiro, que tem 3.944 confirmações e 300 óbitos. Todos os estados brasileiros já registram casos e mortes por coronavírus. Atualmente, a taxa de letalidade da doença é de 6,3%.
Atualmente, os estados do Amazonas, Amapá, Distrito Federal, Ceará, São Paulo, Rio de Janeiro e Roraima estão em estado de emergência, ou seja, precisam de redobrar os cuidados em relação à prevenção do coronavírus por estarem 50% acima da incidência nacional de casos de coronavírus.
GRUPOS DE RISCO
Pessoas acima de 60 anos se enquadram no grupo de risco, mesmo que não tenham nenhum problema de saúde associado. Além disso, pessoas de qualquer idade que tenham comorbidades, como cardiopatia, diabetes, pneumopatia, doença neurológica ou renal, imunodepressão, obesidade, asma e puérperas, entre outras, também precisam redobrar os cuidados nas medidas de prevenção ao coronavírus.

O Presente