Marechal

Dia de Campo do Milho Safrinha Copagril atrai produtores da região

Lançamentos em híbridos de milho comercial, para silagem e pastagens de inverno são os atrativos do Dia de Campo de Milho Safrinha Copagril, que está acontecendo hoje (1º), na Estação Experimental da cooperativa, em Marechal Cândido Rondon. A expectativa é de que centenas de produtores rurais e estudantes circulem pelo local do evento ao longo do dia, já que a entrada é franca.

Na abertura do Dia de Campo, o diretor vice-presidente da Copagril, Elói Darci Podkowa, desejou boas-vindas a todos os presentes e enfatizou a importância do evento. “Nesta área experimental, nós da Copagril preparamos as condições de realização de eventos técnicos para que os nossos produtores possam comparar diferentes materiais visando escolherem os melhores híbridos para cultivarem e alcançarem as melhores produtividades, pois não só as empresas buscam ter os melhores resultados como também os agricultores precisam ter lucro em suas atividades, para buscarem melhor qualidade de vida”, explanou.

Casa do Eletricista – RETOMA

O responsável pela Estação Experimental da Copagril, Darci Augusto Sonego, explicou ao público que a área cultivada foi semeada há cerca de 120 dias, recebendo quatro aplicações de inseticida, três de fungicida e adubação de cobertura, sendo observados diferentes comportamentos de cada material, especialmente em relação à sanidade: resultados que podem ser conferidos in loco pelos visitantes do Dia de Campo.

Características

Durante a visitação das parcelas de cultivo, representantes das empresas parceiras da Copagril realizam explanação detalhada sobre os híbridos, suas características de colmo, enraizamento, palhada, espiga, grãos, assim como falam sobre quantidade de sementes, ciclo, sanidade, tolerância, entre outros fatores.

Dentre as pastagens de inverno à mostra estão aveia branca, preta, nabo forrageiro, ervilhaca, centeio e triticale.

O horário de atendimento no Dia de Campo é até o meio-dia, voltando à tarde com atividades das 13h30 às 17h30.

A estação

A Estação Experimental da Copagril possui área total de 15 hectares, sendo utilizada durante o ano todo para testes de germinação de sementes comercializadas pela cooperativa, testes de adubação e outras aplicações químicas, abrangendo o cultivo de soja, milho, trigo e pastagens, visando à demonstração de resultados e difusão de conhecimento aos associados da Copagril e demais produtores da região Oeste paranaense.

Assessoria

TOPO