Fale com a gente

Marechal Educação e tecnologias

Diretor do Colégio Martin Luther participa de imersão na Finlândia e na Estônia

Publicado

em

(Foto: Divulgação)

Buscar novas práticas educacionais e projetos que dão bons resultados. Este foi o principal objetivo do diretor do Colégio Evangélico Martin Luther, Ildemar Kanitz, ao participar de uma imersão que aconteceu nos últimos dias na Finlândia e na Estônia.

A Estônia se destaca como o país europeu com melhor resultado em educação no Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA), coordano pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). A Finlândia está em segundo lugar.

Foram nove dias conhecendo escolas, universidades, HUBS de tecnologia e cursos na área de educação.

“Foi uma experiência maravilhosa e muito inspiradora”, afirmou Ildemar, após retornar da viagem, nesta semana.

Segundo ele, mesmo não existindo um modelo a ser copiado para a educação, todas as práticas vivenciadas e as visitas às escolas, conhecendo os sistemas educacionais de cada país, serviram de muita inspiração para trazer a Marechal Rondon novas ideias para melhorar ainda mais o nível educacional na cidade.

O diretor conta que, especialmente na Finlândia, a função de professores é muito reconhecida e respeitada.

“Para assumir esta tarefa, todos precisam ter pós-graduação. Os professores têm muita autonomia e conseguem desenvolver um excelente trabalho, sem necessariamente criar projetos mirabolantes”, menciona.

Além de escolas, universidades e uma biblioteca totalmente inovadora, Ildemar visitou três HUBS de tecnologia, espaços onde estão incubadas inúmeras startups. Em uma delas são 129 e em outra 95 startups. Todas são financiadas por empresas, investidores-anjos e pelos governos, como forma de apoiar pequenos empreendedores a desenvolverem novos projetos em diferentes áreas, mas especialmente em tecnologias. “Eles recebem pessoas de muitos países, inclusive conheci alguns brasileiros que estão desenvolvendo suas empresas por lá”, comentou o diretor.

Ao retornar à cidade, o compromisso em compartilhar os novos conhecimentos já começa na semana que vem, quando o diretor fará uma apresentação para o Iguassu Valley de Rondon, grupo que estuda e pensa novas tecnologias em Marechal Rondon.

Com assessoria

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente