Os oito colégios do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Toledo selecionados pelo Estado para consulta pública foram aprovados pelas comunidades escolares e serão transformados em colégios cívico-militares a partir de 2021. São três de Toledo, um de Palotina, dois de Guaíra e dois de Marechal Cândido Rondon.
Em Marechal Rondon os colégios Marechal e Frentino Sackser serão instituições cívico-militares a partir de 2021.
A transformação para o novo formato de ensino proposto pelo Estado foi aprovada pela comunidade escolar em consulta pública realizada na terça-feira (27) e na quarta-feira (28), na sede dos educandários. No caso de um colégio de Toledo, a votação foi encerrada na quinta-feira (29).
A votação aconteceu em forma de referendo e pais, responsáveis, alunos maiores de 18 anos, professores, agentes educacionais e funcionários dos colégios tiveram direito a voto. Para ter validade, mais de 50% das pessoas aptas deveriam participar da consulta.
FALA DA DIRETORA
Para a diretora do Colégio Marechal, Daniele Eckert, o processo de consulta à comunidade foi significativo e histórico. “Foi um momento importante e relevante. A comunidade escolar mostrou que queria muito que o Colégio Marechal se tornasse um colégio estadual cívico-militar. Tivemos muitas pessoas da sociedade contribuindo para que isto acontecesse”, mencionou ao O Presente.
Conforme Daniele, os resultados oficiais da consulta pública serão divulgados pela Secretaria Estadual de Educação, após o término dos processos em todos os colégios. “Mas já podemos afirmar que em 2021 seremos o Colégio Estadual Cívico-militar Marechal Rondon”, ressalta.
A diretora comenta que já há um grande número de pais procurando o colégio para saber como matricular o filho ao ano letivo do ano que vem. “Estamos motivados, pensando nas ações futuras e procedimentos que devemos adotar. Sabemos que haverá mudanças e benefícios para a comunidade escolar”, prevê. “Todos serão bem-vindos ao Colégio Estadual Cívico-militar Marechal Rondon. Serão turmas do 6º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio, com seis aulas diárias de 50 minutos, totalizando 30 horas semanais em cada série”, acrescenta.
Segundo Daniele, permanece a participação das instâncias colegiadas, APMF, Conselho Escolar, Grêmio Estudantil, com os atendimentos de Sala de Recursos, Programa Mais Aprendizagem e Curso de Programação. “Além das novidades que estão por vir. Estamos muito otimistas. Neste processo tivemos bastante apoio dos pais”, enfatiza.
O Presente
Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp