O Presente
Marechal

Diretores da OAB rondonense discutem com desembargador criação da 2ª Vara Cível da comarca

calendar_month 5 de maio de 2022
3 min de leitura

Diretores da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Subseção de Marechal Cândido Rondon cumpriram extensa agenda ontem (04), na Capital do Estado. O compromisso principal foi a reunião com o desembargador José Laurindo de Souza Netto, presidente do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR).

Na pauta do encontro, que contou também com a participação do vice-presidente da OAB-PR, Fernando Deneka, e do subchefe da Casa Civil, Ademir Bier, esteve a criação da 2ª Vara Cível da Comarca rondonense, que além do município sede ainda abrange Entre Rios do Oeste, Pato Bragado, Quatro Pontes, Mercedes e Nova Santa Rosa.

Esta é uma demanda antiga dos advogados destas cidades, que foi novamente encampada pela atual diretoria da OAB, que esteve representada na reunião pela presidente, Nair Scripchenco Galles; pelo secretário geral, João Gustavo Bersch; pela secretária geral adjunta, Daiana Carolina Gentilini; e pelo tesoureiro, Rafael Hamm Faro.

Eles relataram ao presidente do Tribunal de Justiça que atualmente uma única juíza é responsável por mais de 8 mil processos, o que significa demora nas decisões devido ao acúmulo de demandas judiciais.

Em resposta, o desembargador afirmou que encaminhará o requerimento à equipe técnica do Tribunal de Justiça, para que esta promova a análise da possibilidade de instalação da 2ª Vara Cível em Marechal Cândido Rondon.

Ele também deve buscar alternativas para melhorar os trabalhos na 1ª Vara no curto prazo, como designar um juiz substituto fixo para a Comarca.

José Laurindo de Souza Netto afirmou que vem primando pelo diálogo com as instituições e que tem buscado modernizar os trabalhos desenvolvidos pelo TJ-PR. Exemplo disso é a implantação da “Justiça 4.0”.

Esse sistema situa o Poder Judiciário no atual processo global de renovação de gestão organizacional, que permite um ganho que supera em cinco vezes ou mais o processo atual de prestação jurisdicional. Nesse modelo destacam-se elementos como colaboração entre as partes, descentralização e inteligência artificial.

A mesma demanda pela criação da 2ª Vara Cível também foi apresentada pelos diretores da OAB rondonense na Casa Civil do Governo do Paraná, onde foram recebidos pelo subchefe da pasta, Ademir Bier; e na Secretária de Estado de Justiça, Família e Trabalho, onde foram atendidos pelo secretário Rogério Carbone.

A partir de agora, o vice-presidente da OAB-PR, Fernando Deneka, acompanhará pessoalmente em Curitiba os trâmites internos junto ao Gabinete do Juiz Auxiliar da Presidência, para que o pleito rondonense seja atendido Tribunal de Justiça.

O protocolo do ofício recebeu o número SEI/TJPR 0054127-40.2022.8.16.6000 e pode ser consultado através do link: https://www.tjpr.jus.br/consulta-sei.

 

João Bersch (secretário da OAB/MCR), Fernando Deneka (vice-presidente da OAB/PR), Daiana Carolina Gentilini (secretária geral adjunta OAB/MCR), desembargador José Laurindo de Souza Netto (presidente do TJ/PR), Nair Scripchenco Galles (presidente da OAB/MCR), Rafael Hamm Faro (tesoureiro da OAB/PR), e Ademir Bier (subchefe da Casa Civil)

 

Com assessoria

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

 
Compartilhe esta notícia:

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.
Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.