Marechal Pós-pandemia

Diretores do Cristo Rei acreditam em educação ainda mais humanizada

Diretor pedagógico do Colégio Cristo Rei, Roque Cezar Barbosa, e o diretor administrativo, Valtenci Tosta das Neves: “Respeitamos a crença na educação humanizada que suscitamos” (Foto: Divulgação)

No período pós-pandemia a perspectiva educacional humanizada norteará não apenas a educação, mas toda a sociedade, e certamente com muito mais intensidade a Pedagogia. A opinião é do diretor pedagógico do Colégio Cristo Rei, de Marechal Cândido Rondon, Roque Cezar Barbosa. “O tempo que estamos vivenciando pode ser dividido em três momentos distintos: primeiro silenciamos, compreendemos e aceitamos os fatos como se apresentaram; segundo, refletimos e criamos ações para minimizar os impactos no processo de ensino e aprendizagem de nossos alunos; e, terceiro, estamos vivenciando agora o planejamento para o retorno às atividades presenciais”, comenta.

Para Barbosa, o contato remoto ajuda a acolher a criança e isso faz a diferença neste tempo de pandemia do novo coronavírus. “Esse contato remoto não vem apenas com conteúdos formais, mas também com conteúdos humanos, tais como a ampliação do simbólico, a vivência da emoção, a experiência da saudade, ouvindo uma canção que a acolhe ou aquela história encantadora contada pelo professor. A tecnologia sozinha não melhora a educação, mas pode ser uma ferramenta oportuna neste tempo de isolamento social. Vivemos dias difíceis, mas o colégio se faz próximo das famílias e dos alunos através da tecnologia conservando seu caráter humanizador”, ressalta.

Casa do Eletricista – TORNEIRAS ELÉTRICAS

O diretor menciona que os professores estão empenhados gravando videoaulas com conteúdos essenciais à aprendizagem das crianças, desde a Educação Infantil ao Ensino Fundamental I. “Olhando para o cenário de todas as famílias, chegamos ao entendimento de qual seria o volume ideal de atividades a serem enviadas, evitando sobrecarregar as crianças e os familiares, respeitando a crença na educação humanizada que suscitamos”, pontua.

 

PLANEJAMENTO

O diretor administrativo do colégio, Valtenci Tosta das Neves, salienta que uma particularidade no atual contexto é o número reduzido de alunos por turma e uma estrutura ampla. “No pós-pandemia poderemos atender nossos alunos em tempo integral, proporcionando a eles a reposição presencial de todos os conteúdos abordados nas videoaulas, cumprindo os 200 dias letivos e honrando o compromisso de uma educação de qualidade”, expõe, acrescentando: “Este trabalho será realizado com todo o cuidado, zelo e respeito para não sobrecarregar as crianças com atividades. Os conteúdos essenciais serão revistos e fixados por meio das diversas estratégias que a Pedagogia Cristo Rei oferece ao bom desenvolvimento integral do educando”.

Na visão de Neves, o momento atual serve como reflexão para apontar novos caminhos a serem trilhados pela educação. “Uma educação revigorada na valorização da essência do ser humano e da promoção da vida, indo para além da mera transmissão de conteúdos sistematizados, o cumprimento de obrigações, regras e tarefas entre alunos e professores. Uma educação que estimule verdadeiramente o educando ao gosto e a busca pela aprendizagem”, destaca.

 

Com assessoria

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

TOPO