Fale com a gente

Marechal Despedida

Do Observatório Social de Marechal Rondon para o Observatório Social do Brasil 

Publicado

em

Após nove anos, Cristina Lizzoni deixou, na última sexta-feira (29), o cargo de coordenadora do Observatório Social de Marechal Cândido Rondon para se dedicar ao trabalho no Observatório Social do Brasil (Foto: Maria Cristina Kunzler)

 

A coordenadora do Observatório Social de Marechal Cândido Rondon (OSMCR), Cristina Lizzoni, se despediu na última sexta-feira (29) do cargo que ocupou desde agosto de 2010. “Neste período houve muitas oportunidades para participar de eventos do Tribunal de Contas e o próprio Observatório Social do Brasil anualmente promove o Encontro Nacional de Observatórios Sociais. Nestes eventos sempre havia a participação dos parceiros, como CGU (Controladoria-Geral da União), Tribunal de Contas, Ministério Público, que levavam conteúdo para nós que não nos formamos em controle social. Minha formação é em Administração e não na área de Direito, que envolve mais a questão de aspectos legais, porque licitação gira em torno de leis”, comenta a rondonense.

Em 2014, Cristina foi convidada pelo Observatório Social do Brasil para auxiliar a entidade. “Como uma das primeiras coordenadoras que ainda permanece no Observatório Social municipal, pois o OBS tem dez anos, me convidaram em razão de conhecer toda a rotina de trabalho, ter me adaptado bem até no desenvolvimento de projetos na área de educação fiscal, a apoiar o Observatório Social do Brasil na criação de outros Observatórios Sociais. Nestes quase cinco anos o meu papel foi a capacitação de novos Observatórios, diretorias, orientação, estar disponível dando esse apoio”, comenta.

No início ela conciliava a atuação entre o Observatório de Marechal Rondon, sempre com consenso e autorização da diretoria local, e o OSB com o apoio virtual aos outros Observatórios. “Mas o Sistema OSB está crescendo muito e decidi me desvincular do Observatório local como coordenadora de Marechal Rondon para atuar em tempo integral no Observatório Social do Brasil”, revela.

A entidade rondonense conta com outros dois colaboradores: a assistente administrativo Raquel Cristina Ortiz, que deve assumir a princípio o cargo de coordenadora do OSMCR, e o estagiário Guilherme Grenzel. O Observatório rondonense conta com 24 entidades fundadoras e cerca de 30 mantenedoras.

 

O Presente

Copyright © 2017 O Presente