Fale com a gente

Marechal Etapa municipal

Doze estudantes disputam hoje o Concurso de Oratória nas Escolas da JCI

Publicado

em

Coordenadora do concurso de Oratória, Redação e Desenho da JCI, Micheli Tavares: “Como há premiação específica às escolas, que contempla a participação dos alunos no processo desde o treinamento e na noite da oratória através da torcida, temos expectativa de que a final reúna pelo menos 700 pessoas no evento” (Foto: Joni Lang/OP)

 

Depois das fases de organização e treinamento, a JCI Marechal Cândido Rondon promove o Concurso de Oratória, Redação e Desenho nesta segunda-feira (10), às 19h30, no Auditório Ecos da Liberdade.

Na ocasião, 12 estudantes disputam a etapa municipal do Concurso Oratória nas Escolas, respectivamente cinco do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental e sete do 1º ao 3º ano do Ensino Médio. O tema definido para este ano pela JCI Brasil é “Como aceitar as diferenças e começarmos a nos tratar como seres humanos sem máscaras ou estereótipos”.

Em visita ao O Presente na quinta-feira (06), a coordenadora do concurso para a JCI Marechal Rondon, Micheli Tavares, destacou que o campeão da categoria Ensino Fundamental competirá no Encontro Regional da JCI Brasil, em Búzios (RJ), e se avançar disputará a etapa na Convenção da JCI Brasil, que será realizada no mês de outubro.

“Serão duas modalidades de jurados à oratória, formadas por júri técnico e júri acadêmico. Os acadêmicos da Unioeste, Isepe e Unipar vão contribuir com a apresentação dos alunos de oratória”, explica Micheli. Ela lembra que na segunda-feira também serão revelados os destaques das categorias desenho e redação, a partir da entrega da premiação. “É importante que todos os alunos que produziram redação e desenho estejam no Auditório Ecos da Liberdade para tomar conhecimento de quem será o ganhador”, ressalta.

 

PREMIAÇÃO

A categoria desenho envolve alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, redação conta com estudantes do 6º e 7º, enquanto a oratória reúne alunos do 8º e 9º do Ensino Fundamental e de 1ª a 3ª série do Ensino Médio. Em relação à premiação, na redação e oratória serão premiados os três primeiros colocados, enquanto a categoria desenho premiará o aluno que se classificar em 1º lugar de cada uma das séries.

“Como há premiação específica às escolas, que contempla a participação dos alunos no processo desde o treinamento e na noite da oratória através da torcida, temos expectativa de que a final reúna pelo menos 700 pessoas no evento”, salienta Micheli.

A coordenadora enaltece que o convite é estendido aos estudantes que participaram das três categorias, aos colegas que vão torcer, especialmente na categoria oratória devido à apresentação desses alunos, assim como aos pais. “Tanto que este ano conseguimos muitos patrocinadores e na noite do concurso de oratória faremos a distribuição de brindes para o público”, revela.

“O item torcida é uma categoria de avaliação para a escola, portanto contabilizamos pontos a todas as escolas, desde o início do processo, e a torcida terá mais um ponto que será somado com os demais. No final faremos a revelação da escola que teve maior participação e que será contemplada com R$ 1 mil como prêmio. Também haverá premiação aos professores, especialmente nas categorias desenho e redação”, menciona Micheli.

Ela lembra que no próximo dia 17 a Revista Amigos da Natureza vai premiar as escolas participantes das etapas do concurso.

 

CRITÉRIOS DA ORATÓRIA

Vale salientar que na etapa municipal do Concurso de Oratória das Escolas da JCI serão avaliados os seguintes critérios: voz, emoção, pronúncia, coerência, segurança, motivação, mensagem, conteúdo, argumento, apresentação, linguagem corporal e tempo, sendo que o candidato deve falar no mínimo três e no máximo cinco minutos.

Cada item será pontuado de acordo com o desempenho de cada candidato. No que tange à ordem de classificação dos concorrentes, fica determinado que se dará através da soma dos desempenhos obtidos nas avaliações dos jurados, vencendo aquele com a maior pontuação.

 

O Presente

Continue Lendo

Copyright © 2017 O Presente