Fale com a gente

Marechal Calorão

Em um dos dias mais quentes do ano, termômetros marcam 45ºC em Marechal Rondon

Publicado

em

(Foto: Tioni Oliv)

O calor não tem dado trégua na região Oeste do Paraná nas últimas semanas. Por sinal, em todo o Estado as temperaturas têm sido recordes nos últimos dias, passando tranquilamente da casa dos 38ºC.

Nesta terça-feira (28), em Marechal Cândido Rondon, um termômetro posicionado na esquina das avenidas Maripá e Rio Grande do Sul, no centro da cidade, marcava 45ºC por volta das 14h35. Já o outro situado na Constru&Cia apontava 40ºC por volta das 13h30.

Se considerada a temperatura do termômetro da esquina das avenidas, o município registrou hoje o dia mais quente do ano.

Termômetro posicionado na esquina das avenidas Maripá e Rio Grande do Sul, no centro da cidade, marcava 45ºC por volta das 14h35 desta terça-feira (28) (Fotos: Tioni Oliv)

 

 

Termômetro situado na Constru&Cia apontava 40ºC por volta das 13h30 desta terça-feira (28) (Foto: Bruno de Souza)

 

Ontem (27) também foram registrados 40°C em Marechal Rondon (Foto: Bruno de Souza)

 

Crise hídrica

O calor vem castigando Marechal Rondon e região. Desde 23 de outubro o município rondonense não registra bons acumulados de chuva. Naquele sábado choveu granizo e a previsão indicava precipitação acumulada de 39 milímetros.

Desde então as chuvas ficaram mais irregulares e os meses de novembro e dezembro foram marcados pelo calor e tempo seco. E a previsão indica a tendência de continuidade destas condições climáticas para os próximos meses.

De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o verão será marcado pela atuação do fenômeno climático La Niña, em todo o Paraná.

Por conta disso, as chuvas devem ficar abaixo da média, com distribuição espacial e temporal irregulares, assim como ocorreu nos últimos meses. O La Niña está intenso neste final de ano, mas deve perder força até março de 2022.

 

Previsão para os próximos dias

Amanhã, quarta-feira (29), há possibilidade de chuvas ou temporais localizados no Paraná. Uma maior concentração de umidade e calor vinda do Mato Grosso do Sul e São Paulo pode atuar a partir das áreas de divisa com as regiões paranaenses.

Clique aqui e confira a previsão do tempo para a última semana de 2021 em Marechal Rondon.

 

Situação de emergência

Diante do atual cenário de escassez hídrica, lideranças rondonenses protocolaram, na semana passada, ao prefeito Marcio Rauber, um pedido de decretação de situação de emergência no município devido à seca. Clique aqui e confira.

 

O Presente

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

 

Copyright © 2017 O Presente