Copagril
Marechal Comitivas

Encontro Estadual de Lideranças Cooperativistas reúne cerca de 270 mulheres em Marechal Rondon

Já amanhã (15), segundo dia de programação, a abertura será às 08h30, quando acontecerá um Talk Show envolvendo cooperadas da Copagril (Foto: Carina Ribeiro/Copagril)

A Cooperativa Agroindustrial Copagril é a anfitriã do Encontro Estadual de Lideranças Femininas Cooperativistas – Elicoop 2019, cuja abertura aconteceu na manhã desta quarta-feira (15), na Associação Atlética Cultural Copagril (AACC), em Marechal Cândido Rondon, e que segue com programação até quinta-feira (16). O evento é promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/PR) e reúne cerca de 270 mulheres integrantes de 20 cooperativas do Paraná: Frísia, Cocamar, Coopavel, Camisc, Coagru, Copacol, Castrolanda, Bom Jesus, C.Vale, Lar, Integrada, Agrária, Cooprossel, Coopertradição, Primato, Sicredi Campos Gerais PR/SP, Sicoob Unicoob Meridional, Sicredi Aliança PR/SP, Cativa e Copagril.

A abertura contou com a presença da diretoria executiva da Copagril e da representante do Sescoop/PR, Fabianne Rastzke. Na ocasião, o diretor-presidente, Ricardo Sílvio Chapla, desejou as boas-vindas a todas as mulheres integrantes das comitivas e as parabenizou pela iniciativa de participação. “Felizmente a mulher está participando cada vez mais dos negócios nas propriedades rurais, bem como tem aumentado seu envolvimento com as cooperativas, o que é muito bom para todos nós. Parabéns por vocês estarem aqui hoje representando as suas cooperativas e esperamos que tenham bom proveito de todas as atividades preparadas para este grande encontro anual”, declarou.

Casa do Eletricista ESCAVAÇÕES

 

Palestra

O público presente também assistiu a um vídeo institucional da cooperativa anfitriã e outro vídeo do movimento brasileiro de estímulo à valorização das cooperativas, o Somoscoop.

Em seguida foi a vez de prestigiarem a palestra “Mulheres na TPM – Transformação Para Melhor”, ministrada por Helda Elaine. Com entusiasmo e bom humor, a palestrante transmitiu uma mensagem de amor, de valorização da vida e da família e falou da importância de sonhar para poder realizar. “Podemos até ser pobres na vida, mas não podemos ser pobres de sonhos. Nós temos que nos permitir sonhar, mas também realizar”, frisou.

A palestrante também chamou a atenção das mulheres presentes sobre o que realmente gera felicidade. “Muitas vezes deixamos de reunir a família e os amigos porque estamos preocupados com o que iremos servir, como está a arrumação da casa… quando na verdade as pessoas somente se importam com a forma como são tratadas, portanto, o carinho é mais importante”, salientou.

Helda também alertou sobre o predomínio do uso do TCC (televisão, celular e computador), os quais são úteis, porém deve-se evitar que eles aproximem quem está longe e afastem quem está perto. “Algumas vezes nós sabemos quem se separou, quem engravidou, mas esquecemos de ver como está o nosso filho que está no quarto… Então temos que cuidar bem de quem amamos e dar valor às relações interpessoais”, enfatizou. Em seguida, foram realizadas algumas dinâmicas com as mulheres e uma foto oficial do evento.

 

Programação

Na parte da tarde acontecerão as oficinas enfocando “O papel da mulher cooperativista”, com Carmem Machado e Evandro Teixeira. À noite haverá jantar especial de confraternização.

Já amanhã (15), segundo dia de programação, a abertura será às 08h30, quando acontecerá um Talk Show envolvendo cooperadas da Copagril, tendo como mediadora Aline Castro e como tema “A mulher cooperativista”. Para as 10 horas está prevista atividade extra. Logo após haverá palestra sobre “O empoderamento e a felicidade”, com Aline Castro, seguida do almoço de encerramento.

 

(Fotos: Carina Ribeiro/Copagril)

 

Com Copagril 

TOPO