Entidades dos municípios que integram a Comarca de Marechal Cândido Rondon interessadas em participar do programa “Bem Social” têm até sexta-feira (21) para realizar seu cadastro ou atualizá-lo e inscrever seus projetos, conforme edital abaixo até o dia 1º/04/2025.
Custeio de projetos sociais
O programa “Bem Social” consiste no custeio de projetos sociais de entidades regularmente constituídas, sem fins lucrativos, objetivando a prevenção e combate à criminalidade, incentivo ao estudo e ao trabalho, benefício à qualidade de vida e valorização e inclusão social de crianças, adolescentes, idosos e doentes em situação de vulnerabilidade social.
Visa conferir efetividade à resolução nº 558 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e à Instrução Normativa Conjunta nº 02/2014 da Corregedoria Geral da Justiça e Ministério Público do Paraná, que uniformizam a prática de repasse de recursos oriundos de penas de prestação pecuniárias do Justiça Criminal, de forma a assegurar publicidade, transparência, fiscalização e controle dessa destinação, bem como fomentar a oferta de vagas para cumprimento de penas de prestação de serviços à comunidade.
Também, fomenta o desenvolvimento social da Comarca, dá adequada destinação às penas pecuniárias e cumpre a responsabilidade social do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná.
Serão contemplados, preferencialmente, os projetos sociais apresentados por entidades que oferecem vagas aos apenados de prestação de serviços à comunidade.
Etapas
Se realiza em três etapas: cadastramento das entidades, disponibilização do recurso (apresentação e escolha dos projetos contemplados) e prestação de contas.
Será desenvolvido em edições semestrais ou anuais, conforme a arrecadação do recurso.
Os projetos serão avaliados por uma comissão formada pelo(a) juiz(a) e promotor(a) de Justiça que atuam no Juizado Especial riminal, por psicóloga integrante do quadro de servidores do TJPR ou por assistente social, indicado pelo Conselho Regional de Assistentes Sociais.
Critérios
Os critérios para avaliação dos projetos são: relevância social, efetividade, número de beneficiados, inovação e perenidade.
Coordenação
A coordenação do programa “Bem Social” é composta pela juíza de Direito do Juizado Especial Criminal Berenice Ferreira Silveira Nassar e pela chefe de Secretaria Tania Lara Zanchet e Vívian Martens Oliveira Banks dos Santos.
Recursos
A segunda edição do programa “Bem Social” liberará recurso na ordem de até R$ 400 mil.
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: MCR-4VJ-S@tjpr.jus.br ou telefones: (45) 3327-9161 e (45) 3327-9179.
Confira o edital
O Presente com assessoria
Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp