Copagril – Compras no Site
Marechal

Epidemia de dengue pode ser confirmada ainda hoje

Joni Lang/OP

Pacientes estão fazendo a coleta de sangue para diagnosticar se têm ou não dengue, no Laboratório Borgmann e na Unidade de Saúde 24 Horas

Apesar de todos os esforços e ações realizadas no sentido de combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti, a confirmação de novos casos de dengue sobe a todo momento em Marechal Cândido Rondon. O município soma 139 casos da doença confirmados, número alarmante, a considerar que, tendo 50 mil habitantes, restariam apenas 11 casos para que seja decretada epidemia de dengue. Além disso, uma jovem= rondonense morreu há cerca de dez dias por dengue hemorrágica.

Ontem (24) à tarde a gente conseguiu fazer um levantamento parcial, alinhando as fichas e somando. Ficamos assustados com o resultado de 139 casos confirmados de dengue, todas pessoas que foram notificadas e que estão com o exame de laboratório confirmando a doença. São 58 notificações negativas, com exame não reagente, e 223 fichas esperando resultado, o que representa 420 notificações, comenta a enfermeira responsável pelo Setor de Epidemiologia, Vera Lehr.

Casa do Eletricista – GENCO

Com estado de alerta e surtos de dengue declarados há duas semanas, Vera afirma ser muito provável a confirmação de epidemia de dengue ainda hoje (25) no município. Nós falamos que diminuiu o número de pessoas procurando, porém, trabalhamos com um fluxo alto de aumento de casos desde a semana passada, diz.

Vera destaca que a equipe de epidemiologia, composta por três profissionais, está se desdobrando para prestar o melhor trabalho possível aos cidadãos rondonenses, entretanto tem dificuldades devido ao aumento de casos e à enorme demanda.

Leia a matéria completa na edição impressa de hoje

TOPO