Pref. Pato Bragado – Dengue 2019
Marechal

Equipe da Secretaria de Agricultura define ações e prioridades para o ano de 2015

Hellygton Webber

Integrantes da Secretaria de Agricultura e Política Ambiental durante encontro que definiu ações e prioridades que receberão atenção especial em 2015

Integrantes da equipe da Secretaria Municipal de Agricultura e Política Ambiental estiveram reunidos no início desta semana para uma avaliação das atividades que estão sendo desenvolvidas pela pasta e para a definição de ações prioritárias para o ano de 2015.

Após ampla discussão, elencou-se as principais ações a serem desenvolvidas. Entre elas está a organização da Expo Pecuária 2015, a elaboração de um Plano Diretor de Arborização Urbana, regulamentação da limpeza pública, um projeto de incentivo a produção de ovinos e caprinos, bem como, a continuidade dos projetos de terraplanagem e conservação de solos no meio rural.

Casa do Eletricista folha LORENZETTI

Quanto a Expo Pecuária 2015, o objetivo é ampliar as parcerias com associações, cooperativas e empresas, buscando expor animais de alta qualidade genética. Como em 2014, também se buscará novos expositores e amostras de alta tecnologia aplicada na produção de suínos e bovinos.

Outro projeto de grande importância é o apoio do município ao desenvolvimento da atividade de ovinos e caprinos. Sendo uma atividade importante e adequada para pequenos agricultores familiares, avaliou-se que existe um bom mercado regional e disponibilidade de tecnologia para produção de animais com alto padrão de qualidade.

Entre as ações que a secretaria já desenvolve, também será dada prioridade à conservação de solos e a terraplanagem para construção de aviários, pocilgas e leiterias. Neste setor, o município adota uma parceria com produtores, através de máquinas próprias ou terceirizadas, onde o produtor paga uma parcela dos custos de horas/máquinas, com valores definidos pelo município.

Na área ambiental, a equipe decidiu elaborar um Plano de Arborização Urbana, que vem ao encontro da necessidade de gestão da arborização da cidade. O Plano deve definir as principais espécies, bem como as condições para a substituição de árvores, as podas e a correta localização das árvores nas calçadas, entre outros aspectos da arborização.

Também na área ambiental, a Secretaria deverá fazer um trabalho intenso de controle das questões de limpeza urbana, principalmente quanto ao recolhimento de galhos e entulhos, administração de ecopontos e controle do descarte de materiais em locais públicos. Neste sentido, a secretaria elaborou, em 2014, um Plano Municipal de Gestão de Resíduos, e aguarda a aprovação de uma legislação municipal referente a uma maior fiscalização deste setor.

A pasta também deverá ter uma grande parceria com Itaipu Binacional, através do Programa Cultivando Água Boa, e em diversas ações ambientais, com a realização de importantes eventos na área ambiental neste ano de 2015.

Por último, a equipe também avaliou a possibilidade de transferir parte do atendimento ao público para o Parque de Exposições, onde haverá maior dinamismo entre as solicitações de serviços e o seu atendimento.

Todas estas questões começarão a ser trabalhadas já nos próximos dias.

TOPO