Copagril
Marechal Marco da colonização

Escola Jean Piaget apresenta projeto para revitalizar o Bosque dos Pioneiros

(Fotos: Cristiano Viteck/Assessoria e Divulgação)
  • Projeto de remodelação, assinado pela arquiteta Letícia Caregnato (Foto: Divulgação)

  • Projeto de remodelação, assinado pela arquiteta Letícia Caregnato (Foto: Divulgação)

  • Projeto de remodelação, assinado pela arquiteta Letícia Caregnato (Foto: Divulgação)

  • Estado atual do Bosque dos Pioneiros (Foto: Divulgação)

  • Entrega oficial do projeto de revitalização do Bosque dos Pioneiros ao Poder Legislativo (Foto: Cristiano Viteck/Assessoria)

  • Vereadores e assessores junto com professores e alunos do 3º ano da Escola Jean Piaget (Foto: Cristiano Viteck/Assessoria)

  • Apresentação do projeto aconteceu na manhã de quinta-feira (14) (Foto: Cristiano Viteck/Assessoria)

Alunos do 3º ano da Escola Municipal Jean Piajet, juntamente com a coordenadora Nilza Buss, a professora Sônia Antunes Caregnato e a representante da Associação dos Pioneiros de Marechal Cândido Rondon (Apidemar), Udilma Weirich, estiveram na manhã da última quinta-feira (14) no Poder Legislativo. O objetivo foi apresentar aos vereadores o projeto de revitalização do Bosque dos Pioneiros.

Situado no Loteamento Reschke, junto à Sanga Borboleta, o Bosque dos Pioneiros é o marco inicial da colonização da cidade de Marechal Cândido Rondon no começo da década de 1950. Hoje uma área sem atrativos para a população, a proposta da Escola Municipal Jean Piaget é tornar o local de fato um espaço de valorização dos pioneiros, que possa ser frequentado pelos rondonenses e visitantes de todas as idades.

Casa do eletricista TRATAM. E ACESS.

A proposta foi muito bem recebida pelos vereadores presidente Claudio Köhler (Claudinho), Gordinho do Suco, Walmor Mergener, Vanderlei Sauer e Valdecir Schons (Paleta). Eles se comprometeram a apresentar, na próxima segunda-feira (18), requerimento assinado por todos os vereadores, solicitando à administração municipal que coloque em prática o projeto.

A intenção é que a revitalização do Bosque dos Pioneiros seja inaugurada até 07 de março, Dia Municipal do Pioneiro, ou no mais tardar em 25 de julho de 2020, quando Marechal Cândido Rondon celebrará o 60º aniversário. A ideia já tem o apoio da Apidemar e do curso de História da Unioeste.

Conforme o projeto, a revitalização deve contemplar a limpeza, manutenção e remodelação do Bosque dos Pioneiros, inclusive com a instalação de academia ao ar livre, calçamento, bancos, bebedouros, parque infantil e a construção de um monumento aos três primeiros colonizadores: Osvaldo Heinrich, Erich Ritscher e Antônio Rockenbach.

Além das obras físicas, a Escola Municipal Jean Piaget propõe que no Bosque dos Pioneiros seja realizado, sempre em 07 de março, o “Encontro Anual de Gerações”. O objetivo é reunir alunos do educandário, avós e demais pioneiros para desenvolverem brincadeiras antigas com a finalidade de aproximar idosos e crianças.

“Assim, o projeto permite integrar o conhecimento histórico de formação do município com o reconhecimento dos pioneiros e a união destes com as novas gerações”, conclui a professora Sônia Antunes Caregnato.

 

Com assessoria

TOPO