Copagril
Marechal Fenômeno

Especialista em clima explica céu encoberto sem previsão de chuva em Marechal Rondon; confira

Foto: Divulgação/Rádio Difusora

Moradores de Marechal Cândido Rondon e da microrregião ficaram surpresos na manhã desta terça-feira (10) com o céu encoberto, uma vez que a meteorologia indicava nenhuma possibilidade de chuva.

Além do tempo nublado, em uma cor bastante acinzentada, também chamou atenção o fato de a lua continuar presente no período em que deveria ser substituída pelo sol.

Casa do Eletricista SORTEIO DE VERÃO

Ao contrário do que algumas pessoas chegaram a imaginar, não foi o sol que surgiu no horizonte com uma coloração alaranjada, mas sim a lua que permaneceu algumas horas bem visível ao amanhecer.

Conforme a professora doutora Karin Linete Hornes, que coordenou o Grupo de Estudos de Desastres Naturais da Unioeste, campus de Marechal Cândido Rondon, e atualmente trabalha na Universidade Estadual de Ponta Grossa, a coloração alaranjada, tanto do sol quanto da lua, acontece ou ao amanhecer ou ao anoitecer porque nesse momento o nascer do sol e o nascer da lua ocorrem próximos ao horizonte, e nas camadas mais baixas da atmosfera há um concentração muito grande de gases e poeira, e esses gases e essa poeira acabam dificultando a reflexão da luz pela lua. “Os gases absorvem algumas cores, como o verde e o azul, e não conseguem absorver o vermelho, o laranja ou amarelo. Em especial nesse momento, como nós temos uma grande quantidade de poeira vindo principalmente por conta dos incêndios, esse fenômeno tende a se repetir, então haverá uma tendência maior de a lua ficar mais avermelhada e o sol também, no momento do nascer e do se por”, explica.

Karin diz que o céu extremamente esfumaçado indica alta poluição provocada principalmente pelos incêndios, e isso é um alerta para as questões de saúde. “Há uma tendência maior das pessoas terem problemas respiratórios, principalmente na garganta por conta dessa grande poluição. E também é um alerta à população para que não faça queimadas, não prejudique ainda mais a situação da umidade do ar que já deve estar muito baixa”, enaltece.

 

Com Rádio Difusora

TOPO