O Presente
Marechal

“Estamos ansiosos para as novidades e mudanças”, diz diretor do Frentino, colégio que será cívico-militar a partir de 2021

calendar_month 30 de outubro de 2020
3 min de leitura

Os oito colégios do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Toledo selecionados pelo Estado para consulta pública foram aprovados pelas comunidades escolares e serão transformados em colégios cívico-militares a partir de 2021. São três de Toledo, um de Palotina, dois de Guaíra e dois de Marechal Cândido Rondon.

Em Marechal Rondon os colégios Marechal e Frentino Sackser serão instituições cívico-militares a partir de 2021.

A transformação para o novo formato de ensino proposto pelo Estado foi aprovada pela comunidade escolar em consulta pública realizada na terça-feira (27) e na quarta-feira (28), na sede dos educandários. No caso de um colégio de Toledo, a votação foi encerrada na quinta-feira (29).

A votação aconteceu em forma de referendo e pais, responsáveis, alunos maiores de 18 anos, professores, agentes educacionais e funcionários dos colégios tiveram direito a voto. Para ter validade, mais de 50% das pessoas aptas deveriam participar da consulta.

 

FALA DO DIRETOR

O diretor do Colégio Frentino Sackser, Elói Pickler, diz que, passado o processo da consulta pública, agora a expectativa é para a mudança em si. “Na terça e na quarta-feira tivemos o processo de consulta pública na qual muitos pais, professores e agentes vieram ao colégio, sendo que a grande maioria votou pelo ‘sim’. Sendo assim, a partir do ano letivo de 2021 seremos um colégio cívico-militar. Estamos ansiosos, agora, em termos de novidades e mudanças”, expôs ao O Presente.

Pickler avalia como positiva a participação da comunidade escolar. “Gostaria de deixar um agradecimento especial a todos que compreenderam o momento e vieram ao Frentino Sackser manifestar sua opinião ao exercer o direito de cidadania. A comunidade compareceu, votou e deixou sua opinião sobre o que quer do Frentino Sackser”, frisa.

A novidade, segundo ele, será a oferta do Ensino Médio no período da tarde. “Muitas famílias estão ligando em busca de informações, têm mostrado interesse em matricular seus filhos no colégio”, destaca, emendando que outros detalhes serão conhecidos mais adiante.

Em termos de distribuição das aulas, o diretor do Frentino acredita que a instituição terá 20 turmas contempladas na nova modalidade, respeitando a questão pedagógica de quantidade e tempo de aulas diárias e horas semanais. “A grade no período matutino deve somar dez turmas, das quais quatro do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e seis do 1º ao 3º ano do Ensino Médio, nesse caso com duas turmas por ano. No período vespertino será uma turma no 6º ano e outras seis da 7ª à 9ª séries, totalizando sete turmas. Já o Ensino Médio somará três séries à tarde, uma para cada ano”, detalha.

 

O Presente

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

 
Compartilhe esta notícia:

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.
Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.