Fale com a gente

Marechal Exclusivo

Estudos revelam detalhes sobre casos de Covid em Marechal Rondon; confira gráficos e índices

Publicado

em

(Foto: Sandro Mesquita/OP)

Seis novos casos de coronavírus foram registrados para Marechal Cândido Rondon na quinta-feira (16), conforme aponta o boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde. Com isso, o município conta com 192 casos positivos da Covid-19.

Do total de diagnósticos confirmados, 11 pacientes seguem em recuperação da doença, enquanto 180 pessoas estão curadas. Por outro lado, uma pessoa que contraiu o vírus faleceu. O boletim publicado ontem apresentava 52 casos sob investigação (suspeitos).

A reportagem de O Presente teve acesso com exclusividade aos gráficos que mostram as notificações por semana epidemiológica no município, no acumulado desde o início da contagem, bem como dos sintomas apresentados nos cidadãos com suspeita de Covid e naqueles que testaram positivo.

 

CASOS POR OCUPAÇÃO

Em relação às ocupações dos rondonenses acometidos pelo coronavírus, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, 52% são presos, 10% são prestadores de serviços, 6% não foi informado, 5% são dependentes, 5% outros, 5% trabalham no setor de transporte, 4% pertencem às forças de segurança, 3% são do grupo de aposentados, pensionistas e idosos, 3% trabalham na indústria de grande porte, 3% são profissionais de saúde, 2% atuam na agricultura, 1% é trabalhador do comércio tido como não essencial e 1% trabalha no comércio essencial.

 

SINTOMAS

No que tange aos principais sintomas apresentados para os casos notificados e confirmados, os índices apontam o seguinte: tosse, coriza e dor de garganta são os principais sintomas apresentados pelos notificados pela Secretaria Municipal da Saúde; e cefaleia, febre e dor de garganta são os principais sintomas dos rondonenses que testaram positivo para Covid.

 

INCIDÊNCIA

Quanto à incidência de casos para cada 100 mil habitantes, Marechal Rondon segue classificado como risco baixo, o que está pautado no boletim 11 do Ministério da Saúde, bem como no boletim de quarta-feira (15) liberado pelo Conselho Regional de Secretários Municipais de Saúde (Cresems) (incidência de 355 para cada 100 mil).

Conforme a secretária de Saúde, Marciane Specht, a administração municipal utiliza a matriz de risco implantada por outros municípios do Paraná, onde se avalia a taxa de positividade da semana epidemiológica já fechada (quantidade de casos notificados e liberação de exames).

 

Sintomas constatados em rondonenses com suspeita de Covid-19 e nos que contraíram a doença

 

Evolução de notificações do coronavírus em Marechal Rondon por semana e no acumulado desde o fim de março

 

Casos confirmados por ocupação

 

Posição de Marechal Rondon

 

* Os gráficos foram fornecidos pela Secretaria Municipal de Saúde de Marechal Cândido Rondon

 

O Presente

 

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente