A Prefeitura de Marechal Cândido Rondon, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, vai realizar nesta sexta-feira (11) um evento alusivo ao Dia Internacional da Mulher, comemorado na terça-feira (08). Com o tema “Quem se ama, se cuida”, a programação será promovida no Parque de Exposições, das 14 às 18 horas, onde serão desenvolvidas oficinas e cursos. As atividades contam com a parceria do Conselho Municipal da Mulher Rondonense (Commur) e do Governo do Estado.
O Sesc vai disponibilizar oficina de estojos, corte e costura e oficina de sucos funcionais (degustação e orientação). Já o Senac realizará instruções vocacionais e orientações sobre doenças mamárias. Haverá, ainda, aferição de pressão e teste de glicemia por parte do curso técnico de enfermagem do Colégio Ceretta. Marisa Dupont falará sobre automaquiagem e cuidados com a pele, enquanto o Grupo Hinode abordará dicas de beleza.
A Secretaria Municipal de Saúde trabalhará com avaliações nutricionais e orientações. Já o Conselho de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), órgão sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Assistência Social, tratará sobre o acolhimento e encaminhamento para a rede de proteção à violência contra a mulher.
Orientação jurídica será prestada pela subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o Núcleo Maria da Penha (Numape) fará assessoria jurídica e encaminhamento aos órgãos competentes, enquanto a Pró-Saúde trabalhará com a culinária saudável e orientação nutricional.
Ônibus Lilás
O Ônibus Lilás, iniciativa da Secretaria de Estado da Família, Justiça e Trabalho, estará em Marechal Rondon para prestar atendimento às mulheres vítimas de violência. No município, ao longo de 2021, foram registrados 82 casos de violência contra a mulher, de acordo com os dados da Secretaria de Assistência Social. “O atendimento será individual e por ordem de chegada”, informa a secretária de Assistência Social, Josiane Rauber.
Expectativa
A expectativa para o evento de sexta-feira é a maior e a melhorpossível, afirma a chefe da pasta. “É a primeira vez que estamos realizando uma ação deste porte. É um presente para que as mulheres compareçam e absorvam o conteúdo que temos planejado”, enaltece.
Palestra
Para encerrar o evento, às 19h15 haverá apresentação da Orquestra de Sopros de Marechal Rondon, seguida de palestra com Helda Elaine sobre “A mulher e suas potencialidades”.
A programação da noite será desenvolvida no Auditório Ecos da Liberdade.
“É uma grande alegria fazer esta palestra na minha cidade. Vamos trabalhar a questão do quanto as mulheres podem fazer escolhas. Trabalhar a questão das forças, das potencialidades, habilidades e a capacidade que temos, as quais, muitas vezes, não usamos ou nem sequer descobrimos ainda”, enaltece a palestrante.
Convite
A equipe realizadora do evento disponibiliza convites para os interessados em participar da palestra com Helda Elaine. Para retirá-los, basta comparecer na Secretaria de Assistência Social, no paço municipal. Entretanto, para assistir à palestra não é obrigatória a apresentação do convite. “É apenas uma formalidade”, comenta a secretária de Assistência Social.
Dia delas
A presidente do Commur, Cleunice Ribeiro Novais, ressalta a importância do evento. “É um dia para que as mulheres olhem um pouco mais para si. Muitas vezes, no dia a dia, elas não se dão conta do quanto são preciosas. A ação vai destacar a importância de não esquecer dela mesma diante de tantas preocupações nos vários papéis que a sociedade impõe. É um presente para todas as mulheres das áreas rurais e urbanas, de todos os bairros”, evidencia.
Realização
A série de atividades agendadas para a tarde e noite de 11 de março tem como realizadores: Prefeitura de Marechal Rondon, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, Commur e Governo do Estado.
Apoiam a iniciativa: Conselho da Mulher Empresária e Associação Comercial e Empresarial (Acimacar), Câmara da Mulher Empreendedora, Numape, Creas, Igreja de Deus, Pró-Saúde, Colégio Ceretta, Grupo Hinode, Marisa Dupont, Sesc/Senac, secretarias municipais de Saúde e de Cultura.
Unidade itinerante de auxílio às mulheres
A programação de sexta-feira contará com a presença do Ônibus Lilás, unidade itinerante que presta auxílio às mulheres, junto ao Parque de Exposições.
O Ônibus Lilás é equipado para garantir a privacidade e o sigilo no atendimento individual às mulheres. Para atender à população, todos os protocolos determinados pelas autoridades sanitárias locais são adotados. E para que os atendimentos presenciais aconteçam de forma segura no interior do ônibus, apenas uma pessoa por vez será atendida.
Vinculado ao Departamento Estadual de Garantias dos Direitos da Mulher, é um facilitador ao acolhimento das mulheres paranaenses, para que elas se sintam cada vez mais protegidas.
A unidade conta com dois consultórios, onde as mulheres podem fazer as denúncias e são acolhidas pelas psicólogas. As vítimas também recebem orientação jurídica de onde e como podem buscar ajuda. As pessoas atendidas têm acesso a material gráfico para conscientização de seus direitos.
O veículo faz parte do programa de prevenção da violência doméstica e familiar contra a mulher, de acordo com o que preconiza a Lei Maria da Penha, em seu artigo 1º, parágrafo 1º: “o poder público desenvolverá políticas que visem garantir os direitos humanos das mulheres no âmbito das relações domésticas e familiares no sentido de resguardá-las de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão”.

O Presente