Fale com a gente

Marechal 05 de maio

Evento comemorativo ao Dia das Comunicações será realizado em Marechal Rondon

Publicado

em

Detalhes do evento foram definidos durante reunião com autoridades militares e membros da administração municipal na manhã de hoje (23) (Foto: O Presente)

 

Não se pode falar das Comunicações do Exército Brasileiro sem citar a ilustre figura do Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, o Marechal da Paz e patrono da Arma de Comunicações. Foi em sua homenagem que o dia 05 de maio, data de seu nascimento, é lembrado até hoje como o Dia das Comunicações.

Para marcar a passagem da data, o dia 02 de maio e o município de Marechal Cândido Rondon foram escolhidos para receber o evento de formatura alusiva ao Dia da Arma de Comunicações da 15ª Companhia de Comunicações Mecanizada de Cascavel.

Os detalhes estruturais do evento foram discutidos na manhã de hoje (23) durante reunião no gabinete do prefeito em exercício Ilario Hofstaetter (Ila) com a presença do comandante da 15ª Companhia de Comunicações Mecanizada, major Luiz Paulo Heleno Gonçalves, e os sargentos Clenilson Santana Ribeiro e Jair Chagas Libeiro.

Conforme o cronograma de organização, a programação espera contar com desfiles de crianças do Projeto Curumim de Diamante D’Oeste e Itaipulândia, do Clube dos Desbravadores de Marechal Rondon e apresentações da fanfarra do Colégio Evangélico Martin Luther, da banda marcial do Colégio Luterano Rui Barbosa e da banda de música da Companhia de Comando da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada.

Este é o segundo ano em que o evento acontece em Marechal Rondon e, a exemplo da edição passada, o ponto alto do desfile promete ser a passagem da tropa do Exército, fechando as apresentações.

 

 

Arma de Comunicações

As missões atribuídas à Arma de Comunicações são instalar, explorar e manter os sistemas de comunicações sob sua responsabilidade, permitindo que as ordens de qualquer escalão de comando sejam transmitidas e cumpridas com eficiência. Os conflitos modernos demandam grande fluxo de informações, a fim de suportar os sistemas de Comando e Controle. O processo decisório se apóia nesses sistemas a fim de permitir decisões acertadas e oportunas, exigindo que a Arma do Comando adquira a capacidade de desdobrar-se em variados ambientes operacionais e adequar-se às necessidades informacionais de cada contexto operacional.

Assim, a Arma de Comunicações acompanha todos os avanços tecnológicos ligados às áreas de telecomunicações e da tecnologia da informação, a fim de manter-se sempre atualizada. Na Era da Informação e do Conhecimento, as comunicações estão presentes em todos os sistemas corporativos do Exército Brasileiro, sejam eles estratégicos ou táticos, em apoio às operações de guerra ou não guerra.

Neste contexto, o militar da Arma do Comando tem por característica o espírito criativo e dinâmico, buscando o contínuo auto aperfeiçoamento.

É dever do militar da Arma do Comando enfrentar os desafios trazidos pelas inovações tecnológicas, demonstrando dedicação, iniciativa e liderança na coordenação das operações de comunicações, cada vez mais imprescindíveis à vitória.

 

O Presente

Copyright © 2017 O Presente