Fale com a gente

Marechal Triênio 2020/2022

Ex-rondonense é candidato a presidente da Associação Comercial do Paraná

Publicado

em

Primeiro vice-presidente da Associação Comercial do Paraná, Camilo Turmina: “Demonstramos as novidades porque no nosso caso não é apenas o banco de dados de negativados, mas também falamos em banco de dados de positivos, para valorizar o cliente que paga as suas contas em dia” (Foto: Joni Lang/OP)

O atual 1º vice-presidente da Associação Comercial do Paraná (ACP), Camilo Turmina, esteve na última sexta-feira (20) em Marechal Cândido Rondon. Ex-morador do município, Turmina cumpriu agenda no município com um grupo de empresários, a partir de parceria com o Sindicato do Comércio Varejista (Sindicomar).

O objetivo foi apresentar o birô de crédito Boa Vista Serviços, que é uma franquia de benefícios com banco de dados de negativados e cadastros positivos. “O Boa Vista Serviços possui um banco de dados com 280 milhões de registros de inadimplentes em todo país, cujos empresários têm alguns bilhões em haver de seus procedimentos. Os dois grandes birôs de crédito no Brasil são a Serasa, explorada em Marechal Rondon pela Associação Comercial e Empresarial (Acimacar), e o Boa Vista Serviços, que era o Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC). É importante e necessário que os dois bancos de dados estejam disponíveis em todo o Estado do Paraná”, declarou durante visita ao O Presente.

Turmina diz que em Marechal Rondon e região o principal parceiro da Associação Comercial do Paraná é o Sindicomar, presidido por Ademar Bayer. “Apresentamos aos empresários este serviço, a partir da demonstração das novidades, inclusive porque no nosso caso não é apenas o banco de dados de negativados, mas também falamos em banco de dados de positivos, para valorizar o cliente que paga as suas contas em dia e pleitear juros menores nas operações comerciais”, enaltece.

O vice-presidente da ACP destaca ser uma satisfação iniciar este trabalho por Marechal Rondon, cidade onde residiu e que deixou há 44 anos. “No jantar com os empresários nós tratamos das inovações proporcionadas pelo Boa Vista Serviços, do surgimento de novas ferramentas e maneiras eficientes dos empresários venderam mais e com segurança. Ou seja, são ferramentas para estimular uma venda com segurança objetivando cuidar com a alta inadimplência, pois nós temos 280 milhões de devedores em atraso no cadastro, mas ainda há outros tantos pelo Serasa. Hoje 20% da população economicamente ativa está fora do mercado de trabalho, portanto não tem uma renda ideal, o que faz a inadimplência se manter alta”, ressalta.

 

ELEIÇÕES

Turmina é candidato a presidente da ACP, hoje sob o comando de Gláucio José Geara. Ele informa que, a princípio, é o único candidato a presidente da associação para o triênio 2020/2022, cujo prazo limite de inscrição da chapa é o dia 14 de outubro, tendo a eleição agendada para 28 de novembro. “Pretendemos continuar sendo a maior associação, mas vejo que precisamos crescer porque temos 12 mil filiados diante 500 mil empresários no Estado do Paraná. Portanto, o meu grande desafio é criar serviços, ferramentas e necessidades para o empresário se filiar à associação”, frisa.

Conforme ele, é preciso um serviço ativo para que o empresário tenha motivos para manter-se associado. “Nós precisamos estar focados nos outros parâmetros, como a segurança, a importância de movimentar o poder local para que os comerciantes tenham qualidade e certeza dos serviços disponíveis. De um lado prepara-se os funcionários e do outro cria-se o ambiente natural na sociedade para que haja um bom consumo”, enfatiza.

 

PARCERIA

O presidente do Sindicomar, Ademar Bayer, destaca que Turmina dialogou com o presidente da Acimacar, Ricardo Leites, antes de apresentar o Boa Vista Serviços aos empresários rondonenses para evitar um eventual conflito entre as associações. “Nós, do Sindicomar, temos excelente relacionamento com a Acimacar, por isso houve o esclarecimento antes da apresentação da proposta para que Sindicomar e Acimacar continuem trabalhando em parceria. A Associação Comercial do Paraná tem produtos que a Acimacar não possui, de maneira que as empresas rondonenses e da região também podem ser atendidas por estes serviços”, evidencia.

“Se faz necessário consultar o Serasa junto ao SPC da Acimacar e o Boa Vista Serviços no Sindicomar, pois nem sempre os bancos de dados coincidem. Observamos que a inadimplência vem se mantendo estável no município, na região e no Estado, por isso é salutar a conferência dos dois bancos de dados para que as empresas possam vender com garantia de receber pelo produto ou serviço, e do outro lado quem precisa do nome limpo deve ter conhecimento da restrição e quitar a dívida para voltar a ter crédito”, resume Bayer.

 

O Presente

 

Presidente do Sindicomar, Ademar Bayer: “Nós, do Sindicomar, temos excelente relacionamento com a Acimacar, por isso houve o esclarecimento antes da apresentação da proposta para que Sindicomar e Acimacar continuem trabalhando em parceria” (Foto: Joni Lang/OP)

 

Copyright © 2017 O Presente