Fale com a gente

Marechal Expo Pecuária

Exposição de Animais terá foco diferenciado nesta edição da Expo Rondon

Em entrevista ao O Presente, secretário de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Sustentável fala sobre as novidades e o foco desta edição

Publicado

em

Secretário de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Sustentável, Adriano Backes: “Estamos com muitos trabalhos internos. A projeção é que até dia 15 de julho entregaremos tudo pronto e organizado, com a parte elétrica e os estandes organizados para dar um suporte ao produtor e as empresas, que terão uma semana para organizar” (Foto: Raquel Ratajczyk/OP)

Uma das atrações da Expo Rondon, a Exposição de Animais está sendo remodelada para esta edição. Diferente de outros anos, quando o gado se destacava, agora o foco será em pequenos animais. As informações são do coordenador da atração, secretário de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Sustentável, Adriano Backes.

Ao O Presente, ele explica que a mudança se deu pelo fim de antigas parcerias que eram responsáveis pela exposição do gado holandês leiteiro. “Devido aos prazos de licitações, não conseguimos trazer esses animais como fazíamos antes com a parceria. Neste ano, a Secretaria de Agricultura trabalha junto com a Acimacar (Associação Comercial e Empresarial de Marechal Rondon) e a gente mudou um pouco os moldes para a festa poder acontecer”, pontua, acrescentando que a mudança vale somente para este ano: “Na próxima edição queremos retomar com a exposição do gado holandês”.

Boas expectativas

O secretário afirma que todos os anos a Exposição de Animais é bastante visitada e nesta edição não deve ser diferente. “Devem circular pelo menos 100 mil pessoas no Parque de Eventos durante os quatro dias da festa. O agronegócio salta aos olhos na programação e sempre rende visitações. Estou otimista para a Expo Rondon e percebo isso nos outros também. Todos estão trabalhando para que tenhamos um espaço organizado para atender a demanda dos rondonenses e visitantes, que vão sair com uma boa impressão da nossa festa”, enaltece.
Ele garante que não apenas a visitação é um atrativo na Exposição de Animais, pois muitos aproveitam a festividade para fazer negócios. “Alguns já vão embora com os pequenos animais ou até maquinários que adquirem na festa, porque os expositores vêm com ofertas diferentes para chamar atenção. Além disso, a exposição é uma janela para o futuro, pois propicia o contato entre potenciais clientes e produtores, que se aproximam e fecham negócios depois da festa. É uma vitrine”, assegura.

Animais diferentes

Backes ressalta que ainda haverá a exposição de gado, mas em menor quantidade que em outros anos. “Vamos apostar em modalidades diferentes, principalmente ovinos e caprinos, que estão sendo bastante procurados por produtores de Marechal Rondon”, menciona.

Coelhos, aves e até peixes também darão o ar da graça na Exposição de Pequenos Animais. “Os dois anos parados causaram prejuízos para quem lida com animais, principalmente de pequeno porte. Alguns produtores que eram tradicionais da exposição pararam com a produção, como é o caso das aves exóticas expostas por produtores de Mercedes, São Roque e Missal. Como não tinha tanta venda durante a pandemia, a atividade foi encerrada”, relata.

De acordo com o secretário, a Expo Pecuária contará com 15 expositores no agronegócio e 13 no setor de pequenos animais. “Apenas três expositores são de fora, dois de Nova Santa Rosa e um de Mercedes. Nós priorizamos o pessoal de Marechal Rondon e, para todos, não cobramos nenhuma taxa. Esses produtores, muitas vezes, fazem trabalhos maravilhosos que ficam restritos ao interior até que eles têm essa oportunidade de expor na festa. É um fomento ao setor”, afirma.

Novidades

Além dos expositores tradicionais, a Expo Pecuária terá novidades. “Os produtores da Feira Sabor e Arte terão um espaço especial. Eles trabalham com a agroecologia, produtos orgânicos e atendem nossa merenda escolar”, destaca.

Outra novidade é a parceria da Secretaria de Agricultura com a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). “No setor agroecológico, eles vão expor sementes orgânicas e mostrar como se trabalha com elas, apresentando esse manejo aos visitantes. Também vamos ter o famoso sorvete à base de tilápia. A professora Ana Maria da Silva vai fazer demonstrações e degustações do produto na feira”, detalha.

Trabalhos a todo vapor

No interior do Parque de Exposições o trabalho está a todo vapor, enaltece o secretário. “Estamos com muitos trabalhos internos. A projeção é que até o dia 15 de julho entregaremos tudo pronto e organizado, com a parte elétrica e os estandes organizados para dar suporte ao produtor e às empresas, que terão uma semana para organizar”, expõe.

A Expo Rondon 2022 será realizada de 21 a 25 de julho, no Parque de Exposições, em comemoração aos 62 anos de emancipação do município de Marechal Cândido Rondon.

Confira os preparativos do espaço que recebe a Exposição de Pequenos Animais

O Presente

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente