Fale com a gente

Marechal Luto

Falece Harraldo Altmann, aos 74 anos

Publicado

em

(Foto: Divulgação)

Faleceu, por volta das 23 horas de quinta-feira (7), Harraldo Altmann, aos 74 anos. Ele vinha fazendo tratamento contra um câncer.

Harraldo é bastante conhecido em Marechal Cândido Rondon e região. Teve uma participação ativa na sociedade rondonense, especialmente nos setores do esporte e da educação.

Em outubro, ele foi homenageado pela Câmara de Vereadores com o título de Cidadão Honorário.

Harraldo deixa a esposa Idete e dois filhos, Ellen e Alan, além de quatro netos.

Velório

O velório será a partir das 13h30, na Capela Mortuária da Funerária Santa Catarina, situada à Rua Colombo, 555.

O culto de despedida vai acontecer no sábado (9), às 9h30, seguido de seputalmento no cemitério municipal.

Biografia

Natural de Nova Estrela, em Concórdia (SC), onde nasceu em 13 de setembro de 1949, o homenageado é filho dos pioneiros rondonenses Bruno Altmann e Celita Lemke Altmann.

Ele veio com a família para a então vila General Rondon em 1958. Quando criança, frequentou o Ensino Fundamental e Médio nos Colégios Martin Luther, Rui Barbosa e Davi Carneiro.

Seu primeiro emprego foi de “contínuo” na Sub-Prefeitura da localidade a partir de 1959, função que exerceu até 1963, quando se tornou funcionário da Secretaria de Tributação do recém-criado município de Marechal Rondon.

Em 1969, assumiu como servidor concursado do Banco Banestado.

Foi jogador do Oeste Paraná Futebol Clube entre 1965 e 1973, tendo apenas intervalos quando serviu o Exército; quando jogou futebol profissional no Comercial de Cascavel; e enquanto esteve na faculdade em Joinville (SC), onde formou-se em Educação Física e, posteriormente, cursou pós-graduação em Metodologia do Ensino Superior
Em 1975, assumiu como diretor do Departamento de Esportes de Marechal Rondon, cargo que ocupou até 1986, mesmo período em que presidiu o Conselho Municipal de Desporto.

Aquela é lembrada como uma fase profícua do esporte rondonense, com Jogos Infantis Municipais envolvendo todos os distritos, competição de xadrez, escolinha de natação e várias outras modalidades, participação em amistosos internacionais com Paraguai e Argentina, marcantes resultados em Jogos Abertos do Paraná e competições aguerridas de futsal e vôlei, com grande número de equipes e público.

Harraldo também foi um dos principais responsáveis pela conquista de expressivos recursos para a construção da antiga piscina semiolímpica que existia no Módulo Desportivo, bem como pelas quadras esportivas rebaixadas para futsal e vôlei, e a quadra alta de basquetebol, o que para a época foi algo engrandecedor e lembrado por muitos rondonenses até hoje.

No âmbito profissional, ainda se tornou professor concursado pelo Estado e, a partir de 1980, atuou no Colégio Estadual Eron Domingues onde trabalhou até a aposentadoria, em 2002.

Foi vice-diretor do educandário de 1988 a 1991 e diretor de 1996 a 2001. Durante a gestão, conseguiu que fosse realizada uma grande reforma no Colégio, além de implantar aulas extracurriculares de Espanhol e Informática.

Entidades

O professor foi um dos membros fundadores e primeiro presidente do Grupo de Escoteiros 25 de Julho, em 1978.

Na década de 1980 foi vice-presidente da Liga Rondonense de Esportes em duas gestões, e fez parte da diretoria do Clube de Campo Roda D’água.

Teve atuação direta na instalação do curso de Educação Física da Unioeste, então Facimar.

Ainda foi um dos fundadores da Associação de Professores Rondonenses (Apron), na qual ocupou a presidência quando da confecção e registro do Estatuto, em 1988.

Também foi Presidente da Associação de Pais e Mestres do Colégio Estadual Eron Domingues.

O Presente

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente