Copagril – Sou agro com orgulho
Marechal Após 22 dias na UTI

Falece o professor rondonense Leocir Lang

Leocir Lang faleceu por volta das 23 horas deste sábado 08): velório vai ocorrer neste domingo 09) e o sepultamento possivelmente na segunda-feira 10) (Foto: Arquivo pessoal)

Faleceu por volta das 22h30 de sábado (08), no Hospital Bom Jesus, em Toledo, o diretor do Colégio Estadual Frentino Sackser de Marechal Cândido Rondon, professor Leocir Lang. Ele estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) daquela unidade hospitalar desde o dia 17 de agosto, após se envolver em um grave acidente.

O velório será realizado na Congregação Luterana Alvorada, a partir das 13 horas deste domingo (09), e o culto de corpo presente será na segunda-feira (10), às 09 horas. Logo após acontecerá o sepultamento no cemitério municipal.

Casa do Eletricista ROWA

 

O acidente
Leocir resultou com ferimentos graves após o carro que conduzia, um Meriva, colidir com uma carreta por volta do meio-dia do dia 17 de agosto, na BR-163, no trecho que liga o município rondonense a Quatro Pontes, em frente ao Posto Trovão Azul.

Nied 2021 A

Conforme familiares, naquele dia, Leocir cumpriu agenda no Núcleo Regional de Educação, em Toledo, pela manhã. Um aluno que fez exames no município vizinho estava de carona no veículo.

Quando retornava a Marechal Rondon, o Meriva que conduzia acabou se chocando violentamente com uma carreta com placas de Flores da Cunha (RS), que seguia pela rodovia em frente ao Posto Trovão Azul, em sentido oposto. Com o impacto, o carro rodou na pista e parou em um gramado às margens da BR-163. O aluno não apresentou ferimentos, bem como o condutor da carreta.

Após a batida, Leocir teve ferimentos graves, principalmente na região da cabeça, foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e encaminhado para atendimento médico na Unidade de Saúde 24 Horas.

No início da tarde do dia 17, ele foi transferido para o Hospital Bom Jesus, onde à noite passou por cirurgia devido a um trauma no crânio e foi encaminhado para a UTI, onde estava internado até este sábado.

Nestes 22 dias que esteve internado na UTI o estado de saúde de Leocir sempre foi avaliado como grave.

 

Trajetória
Leocir Lang tinha 60 anos e era uma pessoa bastante conhecida na sociedade local e regional devido ao seu envolvimento com o setor educacional e com o Lions, clube de serviço que presidiu, chegando, inclusive, a exercer o cargo de governador do Distrito LD-1 (AL 2011/2012).

Natural de Tapejara (RS), Leocir estava em Marechal Cândido Rondon desde 1965. Formado em Letras/Português, com pós-graduação em Literatura Brasileira, ele iniciou sua carreira de magistério em 1976, lecionando para o Ensino Fundamental e depois para o Ensino Médio.

Entre 1979 e 2004 foi professor do Ensino Médio no Colégio Luterano Rui Barbosa. Além de atuar em sala de aula, dirigiu a Escola Municipal Érico Veríssimo por cinco anos. Paralelo à docência, trabalhou na sucursal rondonense do Jornal O Paraná, nos anos de 1987 e 1988, fazendo coberturas jornalísticas na região. Já entre 1989 e 1992 respondeu pelo Departamento de Ensino da Secretaria Municipal de Educação. Foi presidente da APM do Colégio Estadual Eron Domingues, da Associação do Instituto Vocacional e Assistencial Rui Barbosa (Aivarb) e do Colégio Luterano Rui Barbosa por várias vezes.

Em 1993 assumiu a vice-direção do Colégio Estadual Frentino Sackser. Na gestão seguinte foi eleito diretor do Frentino, sendo reeleito para o mandato seguinte, ficando no cargo até 2000. No Frentino Sackser viveu grandes conquistas, como a edificação de um colégio novo, com 2.200 metros quadrados, que foi inaugurado em 1997.

Em 2001 se afastou do trabalho no Estado para assumir a Secretaria de Educação de Marechal Cândido Rondon, função que exerceu até 31 de dezembro de 2008, nos dois mandatos do ex-prefeito Edson Wasem.

Politicamente, no ano de 2004 foi candidato a vereador, tornando-se o primeiro suplente, com 755 votos.

Depois, lecionou nos colégios Eron Domingues e Frentino Sackser, sendo deste o atual diretor.

Junto com a esposa Lurdes, ingressou no Lions Club Marechal Cândido Rondon em 1999. Presidiu a entidade nos Ano Leonísticos (AL) 2005/2006 e 2009/2010.

Também fez parte da Equipe ACEL e participou de todos os eventos realizados no Distrito LD-1 desde 2006. Participou, ainda, do Instituto Regional de Liderança Leonística, em 2008 – evento que é patrocinado pelo Lions Club International. Foi indicado ao cargo de 2º vice-governador no AL 2009/2010 e para 1º vice-governador em 2010/2011, quando também foi assessor de Conservação de Associados, na gestão da governadora Cal Liu Um Rigo.

Já para o Ano Leonístico 2011/2012 foi indicado ao cargo de governador do Distrito LD-1, com aprovação unânime, tendo sido eleito na convenção que aconteceu em Foz do Iguaçu, em abril.

Em 2016 Leocir Lang foi homenageado pela Câmara de Vereadores, recebendo o título de Cidadão Honorário de Marechal Cândido Rondon.

 

Em 2016 Leocir Lang foi homenageado pela Câmara de Vereadores, recebendo o título de Cidadão Honorário de Marechal Cândido Rondon. Na foto, com a esposa, filhos, genro e netos (Foto: Rafael Sturm)

 

Leocir Lang tinha 60 anos e era uma pessoa bastante conhecida na sociedade rondonense e regional devido ao seu envolvimento com o setor educacional e com o Lions Club (Foto: Arquivo pessoal)

 

O Presente

Grupo Costa Oeste 2021
TOPO