Fale com a gente

Marechal Dia santo

Feriado terá celebrações de Corpus Christi; confira a programação em Marechal Rondon

Publicado

em

Padre Sérgio Rodrigues, da Paróquia Sagrado Coração de Jesus: “Quando recebemos alguém importante e que amamos, a gente prepara a casa. Assim também acontece na comunidade, quando arrumamos as ruas por esse amor a Cristo que na Eucaristia dá a vida por nós” (Foto: O Presente)

Nesta quinta-feira (16) acontece a solenidade de Corpus Christi, que deve levar milhares de católicos às ruas em todo o país.

A cerimônia religiosa é cercada de tradição e, principalmente, promove a reflexão sobre a Eucaristia como elemento vital para a vivência da fé. “É uma solenidade em prol do corpo e sangue de Cristo. É um dia santo em que nós, católicos, demonstramos a nossa devoção, fé e crença no sacramento da Eucaristia”, comenta o pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus –  matriz da Igreja Católica de Marechal Cândido Rondon, padre Sérgio Augusto Rodrigues.

 

Celebrações

Cada comunidade de fé se organizou a fim de oportunizar a participação em celebrações e procissões pela manhã ou na parte da tarde.

Em Marechal Rondon, não haverá missa amanhã (15), às 19 horas, como de costume, e os fiéis estão convidados a participar da celebração na quinta-feira às 09 horas, que será seguida de procissão com o Santíssimo Sacramento. “Vamos reunir toda a paróquia, matriz e as capelas. Depois da missa teremos a procissão ao redor da praça da paróquia, que terá as ruas decoradas com tapetes”, enaltece padre Sérgio, emendando que durante a procissão haverá paradas em altares preparados para meditação sobre a Eucaristia.

Ao O Presente, o pároco ressalta que as celebrações deste ano marcam a retomada aos eventos presenciais. “Estamos de volta após esse período da pandemia, quando não foram realizadas celebrações presenciais e nem procissões. É um motivo muito grande para fazermos essa procissão e agradecer a Deus pela vida e pôr a pandemia estar sendo superada aos poucos”, enaltece.

A Paróquia Maria Mãe da Igreja terá celebração às 08 horas. Os fiéis seguirão em procissão nos tapetes preparados pelos setores pastorais.

Em Toledo, o bispo diocesano dom João Carlos Seneme presidirá a solenidade de Corpus Christi às 09 horas, na Catedral Cristo Rei. Ao final da procissão, haverá a bênção eucarística.

 

Tapetes

A preparação das missas acontece muito antes da celebração com grupos de fiéis que se dedicam na confecção dos tapetes para o rito de passagem do Santíssimo Sacramento. “É um costume bem antigo na Igreja. Quando recebemos alguém importante e que amamos, a gente prepara a casa. Assim também acontece na comunidade, quando arrumamos as ruas por esse amor a Cristo que na Eucaristia dá a vida por nós”, destaca padre Sérgio.

A criatividade na preparação desses ambientes contempla desde o uso de serragem colorida e gravuras até os tecidos com pinturas. Em alguns locais, membros das pastorais e movimentos, conselhos de pastoral, catequistas e catequizandos, grupos de jovens, entre outros, se envolvem desde as primeiras horas do dia. Em outras comunidades de fé, a organização para esta celebração já acontece há alguns meses, com a reforma dos tapetes utilizados em outras celebrações anteriormente realizadas.

Alguns desses tapetes são feitos com a técnica artesanal do fuxico, que reaproveita retalhos de tecidos, e linhas em ponto-cruz. Com isso, são formadas belíssimas imagens da hóstia consagrada, Cristo Rei, Bom Pastor, Cordeiro e de Santos de devoção.

 

Procissão

O pároco da matriz católica reforça que a procissão é uma forma de expressar publicamente a fé na Eucaristia. “Vamos fazer a procissão, seguindo e caminhando como o povo de Deus caminhava no deserto. Caminhamos, não sozinhos e desorientados, mas seguindo Cristo. Não estamos sozinhos, porque ele caminha conosco”, evidencia.

 

Catequese

Na quarta-feira, a catequese na Paróquia Sagrado Coração de Jesus acontece normalmente, enquanto na quinta-feira e no sábado (18) não haverá encontros.

 

O Presente

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Facebook