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Marechal Mercado rondonense

Fila de espera para comprar carros novos chega a 120 dias

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Mesmo com preços mais altos, muitos consumidores têm optado, ao invés de um automóvel zero, por adquirir seminovos (Foto: Bruno Gerhard/OP)

Quem deseja comprar um carro, seja zero quilômetro ou seminovo, muitas vezes está tendo que esperar algumas semanas ou até meses para receber o veículo. É que por conta da pandemia e também de outros fatores do mercado, como a lei da oferta e da procura e o aumento do dólar, os automóveis estão em falta nas lojas.

Felipe Faustineli ficou três meses procurando por um veículo. Depois de passar por diversas lojas em Guaíra, onde mora, encontrou o carro que procurava em Marechal Cândido Rondon. Na última quinta-feira (19), esteve na loja para retirar o automóvel.

“Foram três meses procurando, mas agora encontrei um lugar bom, que dá garantia e comprei o meu. Estou muito feliz”, declarou ao O Presente.

Há 27 anos trabalhando no ramo de compra e venda de veículos, o empresário rondonense Beto Von Mühlen diz estar surpreso com a falta de estoque em 2020. “O que nós estamos vivendo agora, essa falta tão grande de veículos, eu não lembro de ter vivido antes. É um fato novo. Na verdade, o ano todo está sendo atípico”, afirmou.

Felipe Faustineli procurou por um carro durante três meses até conseguir comprar: “Estou muito feliz”

Beto Von Mühlen, dono de revenda de automóveis novos e usados: “O que nós estamos vivendo agora, essa falta tão grande de veículos, eu não lembro de ter vivido antes”

 

NOVOS E USADOS EM FALTA

Beto comenta que muitos clientes em Marechal Rondon buscam por carros novos, mas, dependendo do modelo do veículo, a espera pode chegar a até quatro meses e, por isso, algumas pessoas mudam de ideia e compram os seminovos. Porém, por causa dessa escolha, esse tipo de carro também passou a ficar escasso nas lojas. “O mercado foi surpreendido com a velocidade em que houve a retomada nas vendas durante a pandemia. Começou a acontecer já em agosto e as fábricas, que chegaram a fechar e demitir funcionários, não estavam preparadas. Muitos modelos de carros novos não existem à pronta entrega neste momento, principalmente os veículos que são a diesel, os SUVs e os utilitários”, revela.

O gerente da revenda Chevrolet em Marechal Rondon, Moisés Jaques Miranda, conta que, atualmente, o carro que tem a maior fila de espera na concessionária onde ele trabalha é a caminhonete S10. “Em média, a nossa concessionária vende uma caminhonete por dia. Então, para esse modelo, eu estou com uma fila grande, com um prazo de 90 dias até entregar”, expõe.

Gerente da revenda Chevrolet em Marechal Rondon, Moisés Miranda: “Em média, a nossa concessionária vende uma caminhonete (S10) por dia. Para esse modelo, estou com uma fila grande, com um prazo de 90 dias até entregar” (Foto: Divulgação)

 

PREÇOS MAIS ALTOS

Além da espera, quem deseja comprar um carro também precisa estar preparado para pagar mais. Devido à alta no dólar e, por consequência, da matéria-prima, principalmente derivados do aço e do ferro, os valores dos veículos novos subiram. O mesmo acontece com os seminovos, mas, nesse caso, segundo Beto, o aumento nos valores se deve à lei da oferta e da procura. “Os carros usados, seguindo os valores da tabela Fipe, somente no último mês tiveram uma média de R$ 300 de aumento. Já os veículos novos, principalmente os importados que vêm prontos, tiveram um acréscimo bem significativo, em torno de 15% no preço nos últimos quatro meses”, informa.

Uma das opções para muitos empresários que atuam no ramo é buscar por proprietários de veículos que estejam dispostos a vender os automóveis. Já houve casos em que foi necessário fazer uma proposta para recomprar carros que não estavam sendo usados.

 

JUROS MENORES AJUDAM O SETOR

Outro fator, conforme os empresários, que também fez aquecer o mercado de compra de venda de veículos foi a diminuição da taxa Selic (que hoje está em 2%).

“A taxa ter caído foi bom para nós porque com os bancos fazendo mais financiamentos com juros menores, a gente tem um número mais expressivo de vendas com parcelas mais baixas. Aqui na região muitos não dependem desses financiamentos, mas uma boa parte ainda depende, então isso é importante”, salienta Miranda.

 

VENDAS DE FINAL DE ANO

A expectativa é que, aos poucos, as fábricas deverão começar a atender a demanda novamente, mas não há uma previsão exata de quando isso irá acontecer. Todos os finais de ano, de acordo com Miranda, costumam ser ótimos para o setor, mas em 2020 os carros deverão seguir em falta nos meses que restam.

“A Black Friday e também o mês de dezembro são muito bons para as vendas, então a fábrica teve que aumentar o contingente de trabalhadores para poder fabricar mais carros. No momento o meu estoque é suficiente, mas sabemos que vamos precisar de muito mais. A fábrica está fazendo de tudo para que a gente consiga atender aos clientes e ter os carros à pronta entrega”, ressalta.

Muitos modelos de carros novos não existem à pronta entrega neste momento, principalmente os veículos que são a diesel, os SUVs e os utilitários (Foto: Bruno Gerhard/OP)

 

MERCADO AQUECIDO EM 2021

Já para 2021 as expectativas são as melhores possíveis. Na opinião de Beto, o mercado deve permanecer aquecido, principalmente pela esperança de uma ótima safra, o que aumenta o poder de compra dos agricultores da região.

“Os preços altíssimos da soja deverão ser mantidos e, como somos uma região que depende muito de agricultura, o mercado deverá ser bem aquecido. Estamos otimistas com essa safra”, destaca.

 

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