Inverno é sinônimo de colorido na copa dos ipês: a festa começa com o roxo e o rosa, nas primeiras semanas da estação, segue com o amarelo e o roxo-de-bola e termina com a florada do ipê-branco, fechando a temporada de frio no Brasil.
Em Marechal Cândido Rondon, as ruas estão tomadas pela beleza do ipês-brancos. Caracterizadas pela floração tardia, as espécies de cor branca anunciam que a primavera se aproxima.
O ipê-branco, quando está florido, é daquelas árvores que se você passar por ela e não fizer uma foto hoje, amanhã poderá não tem mais flores. Infelizmente na família dos ipês (Bignoniaceae), o branco é o que tem o menor período de duração das flores: num estalo de dedos, acabou.
A florada dura entre 2 a 5 dias, isso se não chover e não ventar, o que acaba derrubando as delicadas flores. A árvore do ipê-branco é como uma modelo que se prepara meses para um momento especial, ou como uma noiva, que até emagrece para o dia do casamento – os ipês até parecem emagrecer também, já que perdem todas as folhas.
Depois das flores do ipê-branco, vêm as vagens
Depois das flores brancas caírem, a árvore fica pelada durante alguns meses até começar a aparecer as vagens, que são os frutos resultantes das flores polinizadas.

(Fotos: Sandro Mesquita/OP)









O Presente