Fale com a gente

Marechal

Fomento leiteiro realiza dinâmicas no Dia de Campo Copagril

Publicado

em

Carina Ribeiro/Copagril
Legenda

Conhecer na prática os manejos pecuários recomendados pelos profissionais é uma das vantagens de visitar o Dia de Campo Copagril, que acontece na Estação Experimental da cooperativa, em Marechal Cândido Rondon. Nos dois dias do evento, o Fomento Leiteiro da Copagril tem realizado dinâmicas demonstrativas para o público.

Hoje (13), a cooperativa, em parceria com a Launer, promoveu uma demonstração de manejo pré e pós dipping para manter a qualidade do leite. Segundo a zootecnista da empresa, Vanessa Wommer, a ordem de ordenha deve ser a partir dos animais sadios, vacas de primeira cria e recém-paridas, em seguida as demais. Ela recomenda que a pessoa que for realizar a ordenha deve ter cuidados com a higiene pessoal, como lavagem das mãos, uso de roupas limpas e até mesmo avental.

Inicialmente deve-se efetuar o procedimento de limpeza dos tetos, utilizando produtos adequados para o pré-dipping, e depois secando cada teto com um papel toalha diferente. Em seguida realiza-se o teste da caneca de fundo preto, retirando dois a três jatos de leite para analisar o aspecto físico do leite. Esse manejo diminui as chances de contaminação do leite, acrescenta Vanessa. Outra opção é fazer a análise com a raquete, retirando dois ml de leite de cada teto e colocando em reação com CMT para ver se há indícios de mastite subclínica (nesse caso o líquido fica gelatinoso).

Na hora da ordenha é indicado um ambiente tranquilo e um cuidado especial para evitar a entrada de ar na ordenhadeira.

Depois, deve-se realizar o pós-dipping utilizando ácido lático nos tetos. Em seguida, a zootecnista indica encaminhar os animais para alimentação para que permaneçam em pé, evitando contaminações no canal dos tetos (esfincter).

Após, é importante garantir uma boa lavagem dos equipamentos utilizando produtos apropriados, tempo de lavagem, temperatura e manejo adequados. Lembrando que é preciso ter uma atenção especial à regulagem da temperatura do resfriador e à limpeza do mesmo, finalizou.

 

Desensiladeira

Na tarde de ontem (12) foi realizada dinâmica com desensiladeira da Schemaq. Na demonstração, a máquina recolhe a silagem e faz a mistura para produção de ração total, composta pela silagem, ração (para vaca ou novilha), minerais e tamponante. Após revolver a composição, a desensiladeira já despeja a mistura no cocho dos animais, tornando o trabalho do produtor muito mais prático.

 

Novilhas

No evento, também estão novilhas de alta genética provenientes do criatório da Copagril que estão à venda para produtores interessados.

Copyright © 2017 O Presente