Fale com a gente

Marechal Segurança do Trabalho e Enfermagem

Formandos de cursos técnicos colam grau nesta sexta-feira em Rondon

Publicado

em

Foto: Divulgação

Trinta e oito alunos dos cursos técnicos em Enfermagem e Segurança do Trabalho colam grau hoje (12), às 19 horas, na Igreja Luterana Alvorada, de Marechal Cândido Rondon.

Os profissionais concluíram os cursos que são oferecidos gratuitamente pelo Governo do Estado e em Marechal Cândido Rondon acontecem no Colégio Estadual Antônio Maximiliano Ceretta, no período noturno.

De acordo com a coordenadora do curso de técnico em Segurança do Trabalho, Suelenatane Ferreira da Silva, neste ano os formandos compõem um grupo bastante atípico: além de ser um número maior de alunos, a faixa etária dos estudantes também é variada, com diversos formandos acima dos 40 e até 70 anos. “Formamos turmas com 20 a 25 alunos e neste ano o curso de Técnico em Enfermagem formará 32 profissionais e o Técnico em Segurança do Trabalho seis profissionais”, detalha.

 

Busca por qualidade de vida

No curso em Técnico em Segurança do Trabalho, Suelenatane comenta que são apenas dois formandos com menos de 30 anos.

Ela explica que o perfil dos estudantes que buscam os cursos técnicos é bastante variado. Há quem saiu da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e busca o curso técnico para uma colocação profissional, há outros que já estão no mercado de trabalho, mas querem mudar de profissão e ter uma carreira com mais estabilidade e outros, de mais idade, que cursam para manter-se ativos. “Eles querem manter a mente ativa, estar em comunidade, conhecer pessoas novas, não especificamente para ser um técnico, mas para se aperfeiçoar no que faz”, comenta.

Suelenatane considera que hoje as pessoas buscam a formação profissional para a manutenção da qualidade de vida não apenas no aspecto financeiro, mas também pessoal, de equilíbrio da saúde física e mental. “Pelos cursos técnicos terem menor duração, os participantes alcançam esse objetivo de forma mais rápida, fazendo com que os nossos alunos mais velhos inclusive concluam o curso. O nosso percentual de desistência está entre os alunos mais jovens”, menciona.

O curso de Técnico em Segurança do Trabalho tem duração de um ano e meio e o de Técnico em Enfermagem dois anos. As inscrições, de acordo com Suelenatane, são abertas duas vezes ao ano, já que as turmas iniciam semestralmente.

Formandos do curso técnico em Segurança do Trabalho

 

Formandos do curso técnico em Enfermagem (Fotos: Divulgação)

 

O Presente

Copyright © 2017 O Presente