Nesta terça-feira (04) é um dia muito especial para Luiz Carlos Rodrigues, pois ele completa 40 anos de trabalho da Cooperativa Agroindustrial Copagril. Em setembro de 1978, quando ainda governava o país o presidente Ernesto Geisel, o jovem Luiz teve a oportunidade de iniciar sua carreira na primeira e única empresa em que trabalhou até hoje em sua vida. Por esse motivo, ele está muito feliz pela passagem desta data.
Em 1978, a Copagril recebia muito trigo, pois a região Oeste paranaense era uma grande produtora. A cooperativa fazia secagem e armazenagem do trigo. Em virtude da capacidade de secagem ser pequena, formavam-se filas grandes e houve a necessidade de coletar amostra das cargas nas ruas para que se fizesse uma prévia do teor de umidade do grão. Foi então que houve necessidade de contratar alguém para fazer a coleta destas cargas, função para a qual Luiz foi contratado. Na época, o funcionário lembra que havia trigo destinado a semente, e por vários anos a Copagril foi uma grande produtora de semente de trigo, o que envolvia muito trabalho. “O produto precisava ser carimbado na sacaria de juta (estopa) constando variedade, lote, número de lote. Isso envolvia muito trabalho e mão de obra para que a semente fosse separada adequadamente”, recorda Luiz Carlos.
Depois de um tempo, ele mudou de função e foi trabalhar na balança, ajudando na classificação e emissão de notas, sendo que naquele tempo não havia computadores, somente máquinas de escrever. “Os romaneios de entrada dos grãos eram todos emitidos na máquina de escrever e demandava muitos funcionários. As entradas e estoques eram registrados todos em fichas manuais”, garante.
Mas os anos se passaram e Luiz foi aprendendo atividades na parte de secagem, armazenagem e expedição de grãos. “A empresa nos oportunizou fazer cursos nesta área em que ela cresceu muito com armazéns e silos”, relata. Foi assim que Luiz Carlos se formou em Administração, e fez ainda uma especialização pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e outra pós-graduação na PUC, na área de Armazenagem de Grãos, que atualmente é o setor em que Luiz trabalha.
Hoje, o profissional garante que sente muita gratidão pelo acolhimento da empresa. “Para mim, 40 anos de Copagril são motivos de orgulho, até mesmo por ser o primeiro e o único emprego. Deixo uma mensagem aos que estão chegando agora: se dediquem na sua função, pois a empresa oportuniza aqueles que se empenham, para que cresçam e se realizem profissionalmente. Fico muito grato por fazer parte da Família Copagril”, conclui.
Com assessoria