Fale com a gente

Marechal

Geladeira vira estante de livros em projeto que incentiva a leitura em Marechal Rondon

Publicado

em

O Presente

Com o propósito de fomentar o gosto e acesso facilitado à leitura, Glarice e Elonir Kochem, proprietários da Livraria Globo, resolveram dar um bom uso a uma geladeira velha. Eles passaram  usá-la para guardar livros em frente a livraria, localizada na Rua Sete Setembro, centro de Marechal Rondon. A Geladeira de Livros foi colocada em frente a Livraria Globo e ali permanece todos os dias da semana. Em seu interior não há somente livros, mas também revistas que podem ser lidas  Todos que tiverem interesse, podem estar fazendo a leitura dos livros ali mesmo no local ou ainda levá-los para casa.

Segundo Glarice, a ideia surgiu como forma de dar sequência a um projeto de leitura que já havia sido desenvolvida por eles. “Nós desenvolvemos o projeto Leitura e saber, a nível federal, durante um ano, e gostaríamos de dar continuidade ao projeto e não sabíamos como. Fiz visitação em uma escola aqui da cidade que tinha uma geladeira como essa e então resolvi pôr a ideia em prática. A parti disso, em parceria com a Guni Refrigerações, conseguimos a carcaça de uma geladeira, personalizamos ela, e colocamos os livros que ficam à disposição de quem estiver interessado na leitura”, conta.

Além dos livros serem de livre acesso ao público, aqueles que quiserem também podem estar fazendo a doação de livros para a “Geladeiroteca”.


Do mais jovem ao mais velho

A geladeira de livros não tem conquistado apenas crianças e/ou jovens. O público adulto também se encantou com a ação e resolveu por em prática a leitura. “Algumas pessoas chegam, sentam no banco ao lado da geladeira e perguntam o que é aquilo e se pode abrir e pegar os livros. Quando explicamos do que se trata, as pessoas sentam e começam a folhear os livros”, declara Clarice.

De acordo com Clarice, o mais curioso é que adultos também estão se interessando e pegando os leituras para fazer a leitura. “Até algum tempo atrás, quando se oferecia livros para crianças ou para os pais, eles diziam que a criança não gostava de ler, mas acredito que devemos começar pelos adultos e assim chegar às crianças. Temos que mudar o conceito, deixar um pouco de lado a internet, e pegar um livro em mãos”, destaca.

 

Mas… Por que uma geladeira?

Na porta da “Geladeiroteca” está escrito: “retire o livro da geladeira”, e isso, como explicou Glarice, faz referência ao tempo que passamos em frente a televisão ou computadores e esquecemos de pegar um livro em mãos para fazer a leitura. “Se deixarmos os livros durante muito tempo de lado, eles ficam gelados, então a geladeira significa que devemos pegar os livros em mão e começar a leitura”, diz.

O Presente
O Presente

O Presente

Glarice e Elonir Kochem, proprietários da Livraria Globo

Copyright © 2017 O Presente