A sede do Grupo Escoteiro 25 de Julho está ganhando “cara nova” e a primeira etapa do projeto de reforma e ampliação foi reinaugurada no último sábado (23) com a presença de autoridades e lideranças.
A área revitalizada compreende a sede administrativa do grupo, que fica situada na Rua Marechal Deodoro, no centro de Marechal Cândido Rondon.
Exclusivamente nesse local foram trocados o piso, cobertura, forro, parte elétrica, pintura e vidros quebrados. “Foi extremamente gratificante ver a alegria das crianças e jovens ao entrarem na nova sede e também dos chefes”, diz o vice-presidente do Grupo Escoteiro 25 de Julho, arquiteto Arlen Güttges.
Para ele, foi um grande desafio com o objetivo de proporcionar um local melhor para todos. “E para mim também foi uma realização poder retribuir um pouco do que o grupo fez por mim através do escotismo”, salienta.
A reforma do local teve início em dezembro de 2018, após o projeto ser aprovado em assembleia. “Ao retornar e ver a sede praticamente no mesmo estado e um pouco pior do que na minha época, não pensei duas vezes em fazer um novo projeto”, diz o arquiteto, que por nove anos foi escoteiro e retornou ao grupo para acompanhar seu filho.
De acordo com Güttges, que também é chefe e mestre do clã pioneiro, o projeto engloba quatro etapas, sendo a primeira composta pela torre de escalada, rapel e tirolesa, que foi doada por uma empresa, e está parcialmente concluída, restando a colocação da cerca no topo.
Já a reforma do anexo, onde ficam as patrulhas, tem previsão para iniciar até julho deste ano. “Queremos agora iniciar as promoções, com almoços e jantares, para arrecadar fundos”, informa Güttges.
As melhorias também preveem ampliação da área coberta para realização de atividades, com entrega prevista para o final do ano ou início de 2020. “Também faremos a troca do mobiliário que conseguimos como doação do Sicredi”, menciona o arquiteto.
Segundo ele, a ideia é proporcionar melhores condições não só para os integrantes do movimento, mas também para a diretoria e pais que se envolvem nas atividades.
Atualmente, o Grupo Escoteiro 25 de Julho conta com aproximadamente 110 integrantes, incluindo diretoria, chefia e membros das seções. Ao longo de 40 anos, mais de quatro mil pessoas já passaram pelo movimento escoteiro.
COLABORAÇÃO
Güttges ressalta que três quartos dos recursos aplicados na reforma são oriundos de doações, sejam em dinheiro ou em material de construção e mão de obra. O projeto pode ser ainda mais engrandecido se mais pessoas colaborarem com as melhorias, como é o caso de ex-escoteiros e escotistas que passaram pelo grupo.
Pessoas ou empresas que tenham interesse em contribuir podem entrar em contato com Güttges, pelo telefone (45) 98805-5212 ou realizar depósito na conta do Grupo Escoteiro 25 de Julho através da agência 0715 e conta poupança 56.796-5 (Sicredi). Dúvidas também podem ser sanadas por meio do e-mail presidente@age25dejulho.com.br.
O Presente